17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
inauguração 28 de Abril de 2014
Centro sociocultural inaugurado

O Centro Sociocultural Elmano Sadino, projeto de reforço da coesão social, que alia num edifício totalmente reabilitado valências culturais e de saúde, foi inaugurado no dia 26, na freguesia de S. Sebastião.

“Este é mais uma obra do poder local democrático, o grande autor das transformações ocorridas por todo o país nestes 40 anos de Abril”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na abertura do centro, instalado no imóvel do antigo Centro de Saúde da Terroa.

O Centro Sociocultural Elmano Sadino, uma obra conjunta da Autarquia e da Junta de Freguesia de S. Sebastião, materializa um investimento global da ordem dos 200 mil euros, montante utilizado na execução de intervenções de reabilitação, beneficiação e apetrechamento daquele edifício, localizado no Largo Eduardo Maria Duarte.

“De um espaço abandonado pelo Estado, a Câmara Municipal de Setúbal e a Junta de Freguesia de S. Sebastião fizeram um centro cultural destinado primordialmente a servir as populações que aqui vivem”, enalteceu a autarca, ao destacar a importância do trabalho do poder local.

“Foi a força criadora dos autarcas locais que, mesmo contra fortes dificuldades, transformou o que poderia estar destinado a um abandono degradante num espaço de qualidade, de arte, de cultura, de apoio à comunidade”, vincou Maria das Dores Meira, ao apontar as várias valências que passam a ser promovidas naquele local.

O espaço, composto por 16 salas, um auditório e uma sala de reuniões, aposta na dinamização de projetos e atividades comuns desenvolvidas para a comunidade pela Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Setúbal, Espaço Integrar, Núcleo de Poesia de Setúbal e Teatro do Elefante, entidades residentes no centro.

O presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião, Nuno Costa, ao afirmar que o centro materializa “um importante contributo para a coesão social”, destacou a abrangência do projeto. “É uma resposta integrada que aposta num espírito de proximidade com a comunidade local.”

Para o Centro Sociocultural Elmano Sadino, que pode “servir as populações de outras áreas do concelho”, explicou o autarca, está a ser estudada a criação de um conjunto de valências de índole social e da área da saúde, nomeadamente um “serviço de apoio domiciliário, uma enfermaria e um refeitório social”.

A cerimónia de inauguração do centro, no âmbito das comemorações locais dos 40 anos do 25 de Abril, incluiu o apontamento cénico “Abril Cravos Mil”, pelo Teatro do Elefante, produção com a participação de estagiárias da Escola Técnica da Moita.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign