21 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 11 de Novembro de 2013
Cerimónia apela à paz mundial

O 95.º aniversário do armistício que recuperou a paz após a I Guerra Mundial foi assinalado no dia 11 junto do Monumento aos Combatentes da Grande Guerra.

A cerimónia, organizada pelo Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, contou com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, num ato solene em que estiveram representadas várias entidades públicas, em particular de forças de segurança.

Num dia em que “é celebrada primordialmente a Paz”, Maria das Dores Meira sublinhou que importa respeitar os contributos dos militares “que perderam a vida em circunstâncias brutais” para garantir o futuro de uma Europa que, considera a autarca, cede cada vez mais aos interesses financeiros em detrimento do desenvolvimento das populações.

Como é tradição, durante a cerimónia, dirigida pelo sargento-mor Francisco Rita, do Núcleo de Setúbal da Liga dos Combatentes, depuseram-se flores no monumento, ouviram-se os toques de silêncio, de homenagem aos mortos e de alvorada, interpretados pelo sargento-ajudante de clarim José Mendes, do mesmo núcleo.

No ato marcou também presença uma força militar do Polo Permanente do Regimento de Artilharia n.º 5 de Vendas Novas.

A I Guerra Mundial, que decorreu entre 1914 e 1918, teve a participação ativa de Portugal através de um contingente designado de Corpo Expedicionário Português, força constituída por 107 mil homens, dos quais sete mil morreram em combate e nove mil ficaram feridos durante o conflito.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign