20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
homenagem 03 de Dezembro de 2013
Cerimónia evoca S. Francisco Xavier

Uma cerimónia realizada no dia 3 evocou S. Francisco Xavier, com a deposição de flores junto da estátua do padroeiro de Setúbal, no jardim da beira-mar.

“S. Francisco Xavier é uma figura da cidade e do mundo. É uma honra para a Autarquia estar associada a esta homenagem”, sublinhou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, no momento simbólico.

O autarca, ao destacar “a preocupação do Município em preservar e recordar memórias do passado”, agradeceu a participação e o envolvimento de várias entidades e associações nas comemorações, concretamente a Diocese de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, o Instituto Politécnico de Setúbal e o Centro de Estudos Bocageanos.

O bispo de Setúbal, D. Gilberto Canavarro dos Reis, destacou a importância de, ano após ano, recordar o padroeiro da cidade. “S. Francisco Xavier é uma imagem que nos marca, um símbolo de união para, todos juntos, fazermos uma cidade e um mundo melhor.”

Já o presidente da Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, Luís Machado Luciano, recordou o percurso de evangelização de S. Francisco Xavier pelo Oriente e frisou a importância da sua obra na cidade.

Antes da cerimónia de deposição de flores, foi celebrada uma eucaristia, na Igreja de S. Julião, presidida por D. Canavarro dos Reis.

O programa comemorativo em honra do padroeiro da cidade inclui visitas guiadas, entre as 15h00 e as 17h00, à Capela de S. Francisco Xavier, no Palácio Fryxell.

Mais tarde, às 18h00, nos claustros do Instituto Politécnico de Setúbal, há o lançamento do livro “De Colégio de S. Francisco Xavier a Palácio Fryxell – História e Análise Arquitetónica”, da arquiteta Inês Gato de Pinho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign