24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
pesca 31 de Maio de 2017
Cerimónia homenageia pescadores

Os pescadores desaparecidos no mar foram homenageados com a deposição de uma coroa de flores e com um cântico, no dia 31, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade.

A iniciativa, organizada numa parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Família do Mar de S. Sebastião, realizou-se junto do Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Pescador, que se assinala a 31 de maio.

“Esta é uma homenagem mais do que justa, não só aos pescadores desaparecidos no mar, mas também a toda a classe, às famílias e às pessoas que de alguma forma dependem da atividade piscatória”, sublinhou a vereadora das Atividades Económicas da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro.

A autarca lembrou que a pesca é um elemento importante da identidade setubalense e um motor de desenvolvimento da cidade, quer no turismo, quer na economia, quer na restauração.

Nesse sentido, Carla Guerreiro destacou o esforço que a autarquia tem desenvolvido, nos últimos anos, em colaboração com diversas associações e entidades ligadas ao setor, para a “valorização da atividade piscatória, que não se esgota nas comemorações do Dia do Pescador”.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, igualmente presente na cerimónia, indicou que esta valorização acontece através da realização de diversas iniciativas que “têm contribuído para um reconhecimento cada vez maior da identidade setubalense”.

Para a dignificação deste “importante setor da vida de Setúbal” tem contribuído em grande parte, no entender do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, “o trabalho de parcerias, no dia a dia, com soluções concretas” que permitem que “continue a haver pesca e pescadores em Setúbal”.

Na cerimónia de homenagem aos pescadores desaparecidos, que contou com perto de quatro dezenas de pessoas, estiveram também presentes o capitão do Porto de Setúbal, Luís Lavrador, e representantes da Associação Família do Mar de São Sebastião, do movimento Apostolado do Mar, da Bivalmar, da SetúbalPesca e da Docapesca.

Após a deposição da coroa de flores no Memorial ao Pescador Setubalense Desaparecido, cumpriu-se um minuto de silêncio e, a encerrar a cerimónia, foi entoado o cântico “Homem do Mar”, hino do Apostolado do Mar.

No final, a vereadora Carla Guerreiro convidou os presentes a participarem nas iniciativas do programa da Semana do Mar e do Pescador 2017, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e pela União das Freguesias de Setúbal, com parceiras, que inclui, hoje, às 16h30, no edifício da Docapesca, a sessão “A Pesca e a Cidade”, de homenagem aos pescadores setubalenses.

Às 18h30, no Parque Urbano de Albarquel, decorre o lançamento da nova imagem gráfica das conservas da Sesibal, momento que inclui uma degustação desta iguaria.

O Parque Urbano de Albarquel recebe também, até dia 4, a Mostra de Tradições Marítimas, que inclui todos os dias, das 12h00 às 24h00, a iniciativa “Petiscos com sabor a mar” confecionados por pescadores.

Além da gastronomia, o certame é animado com música, todas as noites, sempre com início às 21h00. Dia 31, o concerto é com Jorge Nice.

A 1 de junho atuam as tunas académicas EsTuna e Tuna Sadina, no dia 2 Os Alcorrazes e a 3 é a vez de Carla Lança e Susana Martins animarem a festa.

No âmbito desta mostra, há também ateliers destinados a alunos do 1.º ciclo sobre as artes de remar e gingar, carpintaria naval e calafetagem de embarcações, artes e redes e sobre a vida marinha do Estuário do Sado e da costa da Arrábida. Os ateliers decorrem de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.

O programa comemorativo engloba ainda, até dia 2, às 09h00 e às 11h00, a atividade “Pradarias Marinhas: um ninho no fundo do estuário”, com ações de sensibilização acompanhadas por bióloga marinha e pescadora, para alunos do 4.º ano, a bordo da embarcação “Maravilha do Sado”.

Dia 1, das 10h00 às 12h00, no Mercado do Livramento, há aulas de culinária ao vivo, numa ação que procura divulgar o pescado nacional, concretamente a cavala e o carapau. A atividade, de participação gratuita, requer inscrição pelo telefone 265 545 390 ou pelo endereço gae@mun-setubal.pt.

No dia 3 há uma tertúlia sobre “Qual o lugar da pesca profissional em Setúbal?”, com início às 17h00, no Parque Urbano de Albarquel.

O último dia das comemorações, a 4, tem atividades centradas no Parque Urbano de Albarquel. Às 10h00, há a “Corrida de Botes a Remos”, iniciativa com inscrições pelo telefone 932 913 630, a que se segue, ao meio-dia, um almoço-convívio comemorativo do Dia do Pescador com música pelo grupo Cantares do Sado.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign