24 de Outubro de 2017
13º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
vinho 26 de Abril de 2013
Certame impulsiona vinho ibérico

O inédito Festival Ibérico do Vinho realiza-se entre os dias 3 e 5, em Setúbal, com um conjunto de atividades voltadas para o público e outras destinadas a profissionais do setor vitivinícola.

Cerca de quarenta expositores, entre produtores vinícolas e de iguarias regionais de Portugal e Espanha, participam no evento organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e pela Associação Baía de Setúbal, com diversas parcerias.

O festival “reúne numa única festa o melhor que a Península Ibérica tem em vinhos e gastronomia”, garantiu a presidente da Autarquia na apresentação do evento à comunicação social, realizada a 26 de abril, na Casa da Baía.

Para Maria das Dores Meira este é um “evento diferenciado e atrativo para a população em geral, mas também para os apreciadores mais exigentes”, aludindo ao facto de o festival ser orientado para o grande público, mas, principalmente, para o setor profissional, tendo como grande objetivo favorecer a internacionalização das marcas de vinhos portuguesas e espanholas.

Jorge Humberto, em representação da Associação Baía de Setúbal, explicou que o festival é constituído por três componentes importantes. “Uma popular, patente na feira de vinho, outra orientada para a promoção do moscatel, através do concurso ibérico, e uma outra destinada à projeção internacional dos nossos vinhos, porque se só forem conhecidos por nós é dizer o mesmo que não são conhecidos de todo.”

Na realidade, frisou Jorge Humberto, a fama latente dos vinhos ibéricos, em especial da região de Setúbal, deve ser materializada, desejando-se “passar do enorme potencial que existe, e que tantas vezes é mencionado, para o real”.

Já Henrique Soares, presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, patrocinadora oficial do Festival Ibérico do Vinho, enalteceu o facto de o certame constituir “uma excelente oportunidade para se conhecer melhor os vinhos da Península de Setúbal, dentro de um cenário de comparação com outras regiões e marcas”. Algo de que, garantiu, nunca houve receio e com o qual os vinhos locais “sempre se deram bem”.

O festival, com inauguração agendada para as 15h00 do dia 3, sexta-feira, no Largo José Afonso, acolhe, neste local, a Feira Ibérica de Vinhos, na qual participam mais de quatro dezenas de expositores oriundos de diferentes pontos de Portugal e Espanha.

Entre os participantes encontram-se a espanhola Ruta del Vino Ribera del Guadiana e a portuguesa Vidigueira, Cidade do Vinho 2013 em Portugal.

Nos expositores da feira, instalada numa tenda com 1400 metros quadrados, contam-se ainda representantes de produtos gastronómicos regionais, como presuntos espanhóis.

A Feira Ibérica de Vinhos tem entrada a um euro e funciona no dia inaugural até às 24h00. No dia 4, sábado, abre às 10h00 e encerra às 24h00, enquanto no último dia, 5 de maio, fecha às 19h00.

No decurso da feira realizam-se várias atividades relacionadas com provas comentadas de vinhos e de demonstrações ao vivo de cozinha gourmet.

O programa da feira inclui ainda um concerto de fado, com Pedro Lisboa e Inês Duarte, no dia 3, às 22h00, enquanto no dia seguinte, 4 de maio, também às 22h00, é a vez da cultura espanhola animar o recinto, através de um espetáculo de sevilhanas.

Numa vertente orientada especialmente para o setor profissional, o festival promove no dia 3, na Casa da Baía, o Concurso Ibérico de Vinhos Casta Moscatel 2013, em que os produtos sujeitos à avaliação são analisados por especialistas conceituados ao nível internacional na área vinícola.

No dia 4 de maio tem especial destaque a vertente empresarial do certame, com a realização do SpeedWine Business, iniciativa inspirada nos conhecidos speed dates.

Tal como nos encontros em que solteiros têm oportunidade de conhecer potenciais parceiros em diálogos de curta duração, o SpeedWine Business procura, através de reuniões sucintas, divulgar os produtores e produtos vinícolas da Península Ibérica junto de especialistas do setor, bem como de outros empresários oriundos de diferentes locais do mundo.

O elenco de especialistas conta com as presenças de personalidades com reputação no meio, casos de Aiping Chen Liu, da China, de Béatrice da Ros, de França, e Isabel Mijares, de Espanha.

Em paralelo, realizam-se no decurso do festival visitas técnicas a adegas da região.

O certame, realizado no âmbito do programa municipal de promoção vinícola Viva o Vinum, conta com os apoios da Associação de Municípios Portugueses de Vinho, da Vini Portugal, do Turismo Lisboa e Vale do Tejo, da Wines of Portugal, do Instituto da Vinha e do Vinho e da Recevin.

Associam-se ainda à iniciativa a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, a Casa Agrícola Horácio Simões, a Malo Tojo, a Herdade da Comporta, o Grupolis, a Casa Ermelinda Freitas, a Quinta do Alcube, a TroiaCruze e a Tranquilidade.

Mais informações podem ser consultadas no sítio oficial do certame, em www.fivsetubal.com.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign