15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
natureza 01 de Outubro de 2015
Certame oferece turismo de natureza

Observação de aves, voo em balão de ar quente, workshops, palestras e fotografia fazem parte do ObservaNatura 2015, certame de promoção do turismo de natureza, a realizar nos dias 10 e 11, na Herdade da Mourisca.

A feira, com atividades centradas num recinto instalado próximo do Moinho de Maré da Mourisca, é organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas/ Reserva Natural do Estuário do Sado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, a Troia Natura e o Natural.pt.

O ObservaNatura, realizada pelo sétimo ano consecutivo na região de Setúbal, é dedicada ao turismo ornitológico, uma modalidade do turismo de natureza com destaque para a observação de todo o tipo de aves, de forma direta, com recurso a binóculos ou ainda através de telescópios de campo.

O certame, com entrada gratuita, inclui duas tendas de grandes dimensões, reservadas a workshops e comunicações, a par de uma área de stands na qual marcam presença cinco dezenas de expositores.

A sessão de abertura, a realizar na tenda “Espaço Natural.Pt”, conta com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, de Sofia Castel-Branco Silveira, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, e de João Madeira, da Sonae Turismo.

Nos dois dias da ObservaNatura, estão previstas três dezenas de palestras, com a presença de especialistas nacionais e internacionais em áreas como a biodiversidade, as energias renováveis e o turismo de natureza.

No âmbito da educação ambiental, são promovidos diversos workshops, da anilhagem à observação de aves, passando pela construção de ninhos para pássaros ou pelo combate e controlo de espécies de plantas exóticas invasoras.

Junto do Moinho de Maré da Mourisca existe um espaço dedicado a atividades recreativas, que proporciona, nomeadamente, a possibilidade de realização de voo cativo em balão de ar quente, gratuito, a trinta metros de altura, o que permite desfrutar de uma vista privilegiada sobre o Estuário do Sado.

Para quem preferir voos mais baixos, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas organiza passeios de barco com o objetivo de dar a conhecer a variedade de espécies presentes no estuário, atividade com um custo de 10 euros.

As crianças e os jovens dos 3 aos 14 anos dispõem de um espaço próprio que permite descobrir como é possível divertirem-se na natureza.

Alguns dos desafios propostos são atravessar uma ponte himalaia e realizar atividades mais radicais, com o corpo em suspensão com o recurso a cabos, tais como slackline, slide e tirolesa. A entrada custa 1 euro.

Mais informações sobre o ObservaNatura 2015 estão disponíveis em www.observanatura.com/.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign