12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
mostra 02 de Dezembro de 2011
Certame promove sabores regionais

Os produtos regionais da Península de Setúbal estão em destaque na “IV Mostra de Sabores e Saberes”, iniciativa que se realiza até dia 4, com diversas atividades centradas na Casa da Baía.

“Esta é uma iniciativa de promoção dos produtos vínicos e gastronómicos, uma mais-valia da região de Setúbal”, salientou o vereador da Câmara Municipal de Setúbal Manuel Pisco,  no  início da tarde de dia 1, na abertura oficial do evento.

O autarca destacou igualmente a importância do setor “da indústria vitivinícola” para a criação de riqueza na região.

A “IV Mostra de Sabores e Saberes” é promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, em parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal e a Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

O evento, realizado anualmente, percorre várias zonas do País com o intuito de promover os produtos regionais, em particular o vinho, e induzir as pessoas a comprar produtos nacionais.

O secretário-geral da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, José Arruda, sublinhou que a “participação dos produtores é essencial neste tipo de iniciativas, não só nas vertentes de promoção e venda, mas também na captação de novos públicos”.

Já o presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, Henrique Soares, referiu que o evento, realizado numa “quadra propícia para a promoção e venda”, pode “ajudar a libertar algum clima depressivo nas pessoas”.

Henrique Soares enalteceu o “esforço e empenho da Câmara Municipal de Setúbal na divulgação dos produtos regionais”, destacando o desenvolvimento da Casa da Baía e de programas como o “Vinum Senses”.

A sessão de abertura da “IV Mostra de Sabores e Saberes” contou com a ação promocional “Compro o que é nosso”, dinamizada pela responsável da área da comunicação da Associação Empresarial de Portugal – Câmara de Comércio e Indústria, Rosário Louro, que apresentou as características deste projeto nacional.

Sobre esta campanha, Manuel Pisco indicou que a opção de compra de produtos nacionais se assume como “vital para a economia, sobretudo nos tempos que correm”, vincando que “não faz sentido vender para fora se não houver consumo interno dos produtos nacionais”.

No dia 1, pelas 18h00, decorreu ainda a prova de “Vinhos e Sabores de Natal”, conduzida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Entre os dias 2 e 4 realiza-se uma feira com produtos regionais, instalada em frente da Casa da Baía, com a presença de mais de uma dezena de produtores vitivinícolas. O certame dispõe de expositores de venda de vinhos a preço reduzido, além de doçaria, mel da Arrábida, queijo de Azeitão e artesanato da região. Nos dias 2 e 3 funciona entre as 10h00 e as 18h00, enquanto no dia 4 está aberto das 11h00 às 17h00.

O programa da “IV Mostra de Sabores e Saberes” da Península de Setúbal contou, no dia 2, na parte da manhã, com uma degustação de doces e vinhos regionais, atividade desenvolvida no Mercado do Livramento.

O comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro é homenageado num jantar de Natal, a realizar, igualmente, no dia 2, às 21h00, também na Casa da Baía. A ementa está a cargo da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

A iniciativa, com um custo de 15 euros, é acompanhada de música popular setubalense e conta com um leilão de vinhos oferecidos por vários produtores vitivinícolas nacionais. A verba arrecadada com o leilão é posteriormente doada a uma instituição de solidariedade social do Concelho.

No dia 3, às 10h00, a feira conta com um momento musical dinamizado pelo grupo Os Massacotes. Mais tarde, às 18h00, decorre um curso de iniciação à prova de vinho, com a duração de uma hora e meia, atividade conduzida pela Casa Mãe da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

No último dia da iniciativa, dia 4, pelas 15h00, realiza-se a eleição “Doce Regional de Setúbal”, evento que conta com a participação de diversas pastelarias do Concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign