14 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
solidariedade 27 de Julho de 2017
Chama solidária chega a Setúbal

A Chama da Solidariedade, iniciativa da CNIS - Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade para promover a importância do espírito de partilha, foi entregue no dia 27 a Setúbal, numa cerimónia simbólica que decorreu nas arcadas dos Paços do Concelho.

A Chama da Solidariedade tem percorrido todo o país desde 2006 com o objetivo de “juntar toda a comunidade à volta do conceito de solidariedade, através de um conjunto de iniciativas culturais e desportivas para todas as idades, bem como momentos de reflexão”, explica o presidente adjunto da CNIS, João Dias, que entregou a chama, na manhã de dia 27, ao presidente da UDIPSSSetúbal - União das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal, Fernando de Sousa.

A UDIPSSSetúbal recebeu o testemunho do Funchal, onde a iniciativa decorreu no último ano, e fica responsável por manter a chama acesa até junho de 2018, uma vez que o distrito de Setúbal foi eleito, por unanimidade, no seio da CNIS, como Distrito da Solidariedade 2017/2018.

“É um grande orgulho receber esta chama num distrito onde somos muito solidários e onde este espírito nos ajudou sempre a ultrapassar momentos muito difíceis e dificuldades”, vinca Fernando de Sousa.

O responsável ressalva a necessidade de haver solidariedade “todos os dias e não apenas um dia ou durante uma semana”, daí a importância da realização desta iniciativa para “despertar a sociedade para manter a chama da partilha acesa”.

No ato simbólico de dia 27, Fernando de Sousa entregou depois a chama à presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que sublinha a “grande responsabilidade de ter na mão um símbolo de união do distrito e também do país”.

A autarca lembra que os portugueses têm mostrado a veia solidária quando ocorrem catástrofes e aponta como exemplo mais recente a onda de ajuda, a nível nacional, às vítimas da tragédia de Pedrógão Grande.

Coube a Maria das Dores Meira entregar a Chama da Solidariedade às Instituições Particulares de Solidariedade Social de Setúbal, representadas pelo presidente da Cáritas Diocesana de Setúbal, Domingos Ferreira de Sousa.

A chama fica na Cáritas até ao início do mês de setembro e segue depois para um périplo por todos os concelhos do distrito de Setúbal que arranca no concelho do Seixal e termina em junho de 2018 com a Festa da Solidariedade, a realizar na cidade de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign