17 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
gastronomia 20 de Fevereiro de 2017
Choco reina nos restaurantes

O choco é rei nas ementas de perto de três dezenas de restaurantes de Setúbal que participam, até 5 de março, num festival gastronómico de promoção de diferentes formas de confecionar e saborear o molusco típico do Sado.

Frito, no prato com batatas, igualmente fritas, e salada. Sem segredos, esta é a maneira mais comum, e também saborosa, de apresentar a iguaria que faz parte da tradição gastronómica setubalense, não apenas durante o Festival do Choco 2017, promovido pela Câmara Municipal de Setúbal, mas ao longo de todo o ano.  

Também é possível prová-lo assado com ou sem tinta, ensopado, à antiga, em caldeirada, estufado, ao alhinho e de pitéu, além de feijoada de ovas. Opções não faltam e muitas são promovidas no âmbito do evento de gastronomia a decorrer desde o dia 17 com o apoio das empresas Lallemand, Makro e Docapesca.

O Festival do Choco 2017 não é feito apenas nos 26 restaurantes aderentes, com a iniciativa a dinamizar um conjunto de ações de promoção do choco, como uma aula de culinária, no dia inaugural, conduzida por Mikael Moreira, chef da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no Mercado do Livramento.

A aula de culinária foi também pretexto para o lançamento de etiquetas de certificação do pescado comercializado, o CCL – Comprovativo de Compra em Lota, que fornece ao consumidor final as informações exigidas por lei sobre o pescado à venda, incluindo os indicativos diferenciadores “Portugal Sou EU” e “Setúbal Terra de Peixe”.

O último dia do certame, 5 de março, inclui uma sessão gastronómica com mostra e degustação comentada, a partir das 18h00, na Casa da Baía, com um custo de seis euros. Os interessados em participar devem inscrever-se até dia 3, na Casa da Baía, pelo telefone 265 545 010 ou endereço gatur@mun-setubal.pt.

O Festival do Choco 2017 conta com o envolvimento dos restaurantes Adega Leo do Petisco, Antóniu’s, Baluarte da Avenida, Bombordo, Cantinho dos Petiscos, Casa do Mar, Convés, Estuário do Sado, Ferribote, Mar Azul Snack-Bar, Novo 10, Petisqueira O Manuel, Poço das Fontainhas e Rebarca.

Fazem também parte desta iniciativa os restaurantes do Rio, Monte Real – Sabor a Mar, Ribeirinha do Sado, Rius Vip, Solar do Marquês II, Taberna de Azeitão, Taberna Grande, Taberna Típica O Pescador II, Tasca das Marés, Tasca do Xico da Cana, Tasca Kefish e Verde e Branco.

O Festival do Choco 2017 integra um ciclo de eventos gastronómicos dinamizado pela Câmara Municipal com o objetivo de divulgar sabores e tradições da cozinha setubalense e, em simultâneo, estimular a restauração local e promover Setúbal enquanto destino turístico de excelência.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign