11 de Dezembro de 2017
13º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
Filosofia 03 de Novembro de 2011
Ciclo debate Agostinho da Silva

O ciclo “Em torno de Agostinho da Silva”, a decorrer na Casa Bocage, encerra no dia 12 com uma sessão, de entrada livre, que associa a discussão sobre as ideias do pensador a uma festa de S. Martinho.

Neste quinto e último encontro, entre as 16h00 e as 19h00, com o título "São Martinho em Torno de Agostinho", são apresentados temas como “A ‘introdução aos grandes autores’ e a divulgação cultural de Agostinho da Silva nos anos 30”, pelo escritor e investigador da cultura e literatura portuguesas Duarte Drumond Braga, e “Agostinho da Silva e Fernando Pessoa: A coragem de ser outro”, pelo escritor, filósofo e professor universitário Paulo Borges.

A última intervenção cabe a Bruno Ferro, coordenador da Casa Bocage e investigador da obra de Agostinho da Silva, com uma reflexão pessoal sobre o pensamento agostiniano que sugere a atualidade do pensador e a pertinência dos desafios que são colocados hoje à sociedade.

A sessão, acompanhada com piano improvisado, por Paulo Costa, inclui a exposição/venda de um retrato de Agostinho da Silva em técnica mista, de José Manuel Capelo, bem como uma confraternização entre participantes com água-pé e castanhas.

O ciclo “Em torno de Agostinho da Silva”, espaço de debate sobre temáticas como filosofia, cultura e literatura, teve início em junho, numa parceria da Câmara Municipal e da Associação Agostinho da Silva.

Refletir e divulgar o pensamento vivo e atual agostiniano foi o objetivo do ciclo de tertúlias, que, na primeira sessão, apresentou o portal online Agostinho da Silva, pelos investigadores Rui Lopo e Ricardo Ventura, assim como todo o trabalho realizado no âmbito da transcrição de textos manuscritos originais e publicação da obra completa do autor.

O papel determinante de Agostinho da Silva na germinação de uma comunidade lusófona, a propósito dos 15 anos da CPLP, e uma viagem por um dos mais inquietantes textos agostinianos, “As Sete Cartas a um Jovem Filósofo”, foram duas das muitas abordagens ao longo das cinco sessões, que contaram a participação de investigadores, pensadores e professores.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign