17 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
cidade 19 de Abril de 2012
Cidade abre portas à memória

Perto de quarenta munícipes visitaram no dia 19 de manhã, data da elevação de Setúbal a cidade, o edifício dos Paços do Concelho e tiveram oportunidade de conhecer alguns dos serviços da Câmara Municipal.

Num percurso guiado, a visita, integrada na iniciativa “Paços do Concelho de Portas Abertas”, começou com uma pequena abordagem histórica sobre o edifício, dinamizada pelo chefe da Divisão de Museus da Câmara Municipal de Setúbal, José Luís Catalão.

A instalação dos Paços no Concelho na Praça de Bocage no século XVI, a ocorrência de um incêndio em 1910 que devastou o edifício e a reconstrução num projeto conduzido pelo arquiteto Raul Lino, que também concebeu o Palácio da Comenda, foram alguns dos aspetos referidos na apresentação.

Os participantes na sessão desta iniciativa municipal, utentes do Centro Comunitário de S. Sebastião e da Associação de Socorros Mútuos, começaram por visitar a central telefónica, logo à entrada do edifício, seguindo-se a secção de expediente.

O técnico municipal explicou aos visitantes todo o processo de envio e receção de correspondência da Autarquia, que, este ano, até hoje, registou a entrada de 9921 cartas e o envio de 7300. No ano passado, indicou, o fluxo total de cartas ascendeu às 40 mil.

O grupo visitou também os serviços de atendimento e de contraordenações e execução fiscal, de tesouraria, de contabilidade e de compras, que funcionam no piso térreo dos Paços do Concelho.

Ainda no rés do chão, os participantes tiveram oportunidade de conhecer as instalações da Divisão de Comunicação e Imagem.

Numa segunda fase da visita, o grupo tomou contacto com os serviços de apoio aos órgãos municipais e conheceu a Sala de Sessões da Autarquia, onde se realizam as reuniões do Executivo camarário e as da Assembleia Municipal.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho foi outro dos pontos de passagem da visita, com o quadro “Tríptico dos Setubalenses Ilustres”, de Luciano dos Santos, a centrar as atenções do grupo.

As comemorações do 152.º aniversário da elevação de Setúbal a cidade tiveram início às 09h00, com uma cerimónia de hastear da bandeira.

Na noite do dia 19, a partir das 21h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, são exibidos os documentários “A Colónia Balnear Infantil de Setúbal”, de 1936, e “Setúbal – 1956”.

No dia 21, pelas 21h30, igualmente integrado nas comemorações da Elevação de Setúbal a Cidade, realiza-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho um concerto pelo Grupo Coral da Escola Secundária de Bocage.

A exposição de pintura “Memórias de Setúbal”, com imagens que ilustram atividades locais e a transformação operada na cidade ao longo dos anos, está patente no Clube Militar de Oficiais de Setúbal. A mostra, de Manuel Branco, pode ser visitada até 4 de maio, de segunda a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 e ao fim de semana no horário da tarde.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign