18 de Novembro de 2017
16º
max. 20º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 31 de Agosto de 2017
Cidade em festa celebra Bocage

As habituais cerimónias protocolares nos Paços do Concelho iniciam o programa que celebra o feriado municipal de Setúbal, 15 de Setembro, integrado nas Comemorações Bocagianas 2017, com diversos eventos culturais, desportivas e de lazer, a realizar ao longo do mês.

O programa do Dia de Bocage e da Cidade, 15 de Setembro, composto por iniciativas de entrada livre, começa às 10h00 com o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho. Seguem-se uma cerimónia de homenagem a Bocage que inclui deposição de flores na estátua do poeta, na Praça de Bocage, a declamação de poesia por atores do Teatro Animação de Setúbal e uma atuação do coro da Associação de Socorros Mútuos Setubalense.

Uma sessão solene, às 11h00, nos Paços do Concelho, inclui uma homenagem a trabalhadores aposentados da Câmara Municipal de Setúbal e dois apontamentos musicais com Mafalda Louro e o Externato Rumo ao Sucesso.

As comemorações do feriado municipal prosseguem da parte da tarde, às 14h30, com a inauguração da primeira e da segunda fases da obra de construção do passeio pedonal “O Despertar”, no Forte da Bela Vista.

A intervenção resulta de uma proposta de beneficiação para aquele espaço feita pelos moradores, no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade, programa municipal em curso desde 2012 com ações desenvolvidas na zona da Bela Vista com o envolvimento da população local.

Às 15h00, tem início a iniciativa Paços do Concelho de Portas Abertas, em que a população é convidada a fazer uma visita guiada por José Luís Catalão, coordenador Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus da autarquia.

Meia hora depois, é inaugurado o novo parque lúdico do Casal das Figueiras e, às 16h30, é inaugurado o parque infantil da Praceta Virgílio Ferreira. Ambas as iniciativas são organizadas pela União das Freguesias de Setúbal com o apoio da Câmara Municipal.

O Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe, a partir das 17h30, a apresentação do III Volume das Obras Completas de Bocage, conduzida por Daniel Pires e Miguel Real.

Às 21h00, as artes cénicas estão em destaque na Casa Bocage, com o Teatro Animação de Setúbal a estrear a peça “A Noite dos Poetas”, uma história fantasiosa de um encontro virtual entre Olavo Bilac e Bocage, da autoria de João Natale Netto.

A partir das 22h00, há animação musical nas arcadas dos Paços do Concelho com uma atuação do Coral Luísa Todi, para, meia hora depois, as comemorações do 15 de Setembro terminarem com o concerto “Cantar Setúbal em Fado”, com atuações de Carla Lança, Joana Lança, Sara Margarida e Susana Martins.

O poeta sadino é ainda evocado noutras iniciativas ao longo do mês de setembro, como a “Bocage a la Carte”, em que o ator José Nobre leva a poesia bocagiana a vários espaços públicos das cinco freguesias do concelho.

No dia 10, às 22h00, o Fórum Municipal Luísa Todi é palco da apresentação do Hino do Município de Setúbal, que, em substituição do hino de 1898, passa a ser um dos símbolos concelhios, juntamente com a bandeira. A entrada para o espetáculo é livre, mediante levantamento prévio dos convites.

A 14, pelas 21h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, realiza-se a XVIII edição da tertúlia “Eis Bocage… Conversas de Botequim”, encontro cultural com declamação de poesia, música, debate e convívio, além da degustação de produtos gastronómicos da região.

A “Noite Bocagiana”, evento integrado no programa “Verão na Baixa 2017", é o destaque do dia 16 com as lojas abertas fora de horas e um conjunto de iniciativas em diversos pontos do centro histórico, a partir das 20h30.

A 30, o poeta sadino é evocado na iniciativa “Bocage à Solta”, que tem início às 21h00, no Pátio do Dimas da Casa da Cultura, com declamação de poesia. A iniciativa termina com uma sessão de cinema no Espaço 50Cuts.

O programa das Comemorações Bocagianas integra outras iniciativas ao longo do mês de setembro, entre atividades culturais, desportivas e de lazer.

Os vinhos e a gastronomia da região estão em destaque entre os dias 14 e 17, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, no Setúbal Wine & Flavours, evento que inclui uma feira, exposição, provas de vinhos comentadas, showcooking, degustações e workshops.

A 17, realiza-se a Regata de Banheiras e Insólitos, prova com embarcações feitas com materiais reciclados, no Parque Urbano da Albarquel.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal e pela Academia Rugby Clube de Setúbal, no âmbito dos 14.os Jogos do Sado, tem início às 08h30 com a construção das embarcações pelas equipas, e, às 11h30, é dado o sinal de partida para a regata, num percurso delineado próximo da margem, que deve terminar por volta das 12h30.

A música anima a noite de dia 17, a partir das 21h00, nos Paços do Concelho, com um concerto de Passione, projeto musical que pretende transmitir emoção e cumplicidade entre uma voz e dois pianos.

O regresso da mítica Rampa da Arrábida, 11 anos após a última edição, coloca Setúbal no centro das atenções dos amantes do automobilismo no dia 23, entre as 09h00 e as 18h00, numa organização do Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign