21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
higiene 25 de Junho de 2013
Cidade expande rede de moloks

O sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em Setúbal é melhorado com a instalação de 34 contentores subterrâneos, investimento de cerca de 82 mil euros da Câmara Municipal que favorece a imagem urbana da cidade.

Estes equipamentos, mais funcionais e com maior capacidade de integração na malha urbana, estão a ser instalados em várias zonas de elevada densidade habitacional, operação que possibilita ainda a melhoria das condições de higiene urbana ao permitir retirar da via pública um total de 220 contentores convencionais de superfície.

A expansão do sistema de deposição e recolha de resíduos sólidos urbanos em contentores subterrâneos, equipamentos com capacidade de armazenamento de cinco mil litros, encontra-se praticamente finalizada no Bairro Afonso Costa, estando, atualmente, os trabalhos centrados na Nova Azeda.

Numa fase posterior, este investimento municipal, cujos trabalhos de instalação são desenvolvidos ao longo do ano, leva estes equipamentos modernos a vários locais da zona da Praça do Brasil, com as ruas do Mormugão, Amílcar Cabral e Olavo Bilac e as pracetas Fernando Alcobia, Quinta do Freixo e Quinta do Tavares.

Englobado nesta operação está ainda um arruamento da zona do centro histórico, em concreto a Rua Joaquim Brandão.

Por se tratar de equipamentos no subsolo, onde a temperatura é inferior à da superfície, a deterioração dos lixos e consequente emissão de cheiros é retardada, traduzindo-se numa melhor qualidade de vida para as populações.

Com a instalação dos 34 novos equipamentos, que representam um total de 170 metros cúbicos para deposição de detritos, a Autarquia pretende assegurar uma recolha mais eficiente dos resíduos sólidos urbanos e eliminar alguns hábitos menos recomendáveis de munícipes, como a deposição de lixo no exterior dos contentores.

Estes equipamentos molok, em polietileno de alta densidade, apresentam uma capacidade de armazenamento de cinco metros cúbicos cada, ou seja, cinco mil litros, quando o volume unitário de um contentor convencional é de apenas 800 litros.

Com esta operação, Setúbal fica dotada de um total de 134 contentores subterrâneos, correspondentes a 81 moloks, 14 blue bees e 40 ilhas ecológicas, equipamentos que materializam uma capacidade total de recolha e deposição de resíduos sólidos urbanos de 595 mil litros.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign