11 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 12º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 20 de Abril de 2015
Cidade festejou 155 anos
Os 155 anos da elevação de Setúbal a cidade, assinalados no dia 19 de manhã, em cerimónia realizada nos Paços do Concelho, exaltaram a importância daquela que, como foi referido, é uma das significativas urbes europeias.
A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, salientou que a decisão de elevar Setúbal a cidade “foi um ato de absoluta justiça, na altura, perante o crescente desenvolvimento da que era então uma das maiores vilas do reino, em população e em crescimento económico”.

A autarca salientou ainda que “Setúbal continua a crescer, a reforçar a sua importância, com a plena consciência de que será sempre uma das mais importantes cidades europeias, sem esquecer, nunca, o seu posicionamento local como grande capital de toda a região do Sado”.

Após o hastear da bandeira do município nos Paços do Concelho, cerimónia protocolar que contou com a participação de elementos do Executivo municipal, de convidados e de populares, houve uma atuação comemorativa do 5.º aniversário do coro Afina Setúbal, projeto musical formado por funcionários municipais, com direção do maestro Nuno Batalha.

Seguiu-se uma sessão do projeto “Paços do Concelho de Portas Abertas”, em que uma dezena de munícipes ficou a conhecer espaços mais emblemáticos da sede da Câmara Municipal de Setúbal normalmente menos acessíveis ao público, como o Salão Nobre, a Sala de Sessões e a Sala do Município, núcleo museológico que expõe, em permanência, pedaços da história da Autarquia e do próprio edifício.

A instalação dos Paços no Concelho na Praça de Bocage no século XVI, o incêndio de 1910 que devastou o edifício e a reconstrução num projeto conduzido pelo arquiteto Raul Lino foram alguns dos aspetos referidos durante a apresentação.

O programa comemorativo da passagem dos 155 anos da elevação de Setúbal a cidade inclui, ni dua 22, às 21h30, a conferência “Setúbal em Movimento – Mobilidade para Todos”, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença do vereador do Urbanismo da Autarquia, André Martins.
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign