17 de Dezembro de 2017
max. 15º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
evocação 30 de Novembro de 2012
Cidade recorda S. Francisco Xavier

Uma cerimónia evocativa do patrono da cidade de Setúbal, S. Francisco Xavier, realiza-se no dia 3, a data do falecimento do missionário jesuíta, em 1552.

Este ano, as comemorações, organizadas pela Câmara Municipal e a Vigararia de Setúbal, realizam-se junto do monumento ao padroeiro, no jardim da beira-mar, às 10h00, com a deposição de flores.

Uma hora antes, às 09h00, na Igreja de S. Julião, celebra-se uma eucaristia.

Francisco Xavier nasceu a 7 de abril de 1506, na região espanhola de Navarra, junto dos Pirinéus franceses. Aos 18 anos, entra na Universidade de Paris onde se forma, com distinção, em Latim, Filosofia e Humanidades.

Depois de ordenado sacerdote, a 24 de junho de 1536, o padre jesuíta parte, em 1540, em missão de evangelização dos povos do Oriente, como Índia, Japão e China. É nessa viagem que Francisco Xavier passa por Setúbal, onde é recebido no cais por populares que lhe pedem para os ouvir em confissão.

Gratos e devotos, os setubalenses, após a canonização de Francisco Xavier, em 1622, solicitam que o padre jesuíta, falecido doente, na ilha chinesa de Sanchoão, aos 46 anos, seja proclamado padroeiro da cidade, o que se concretizou em 1703.
 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign