17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
ciência 08 de Abril de 2013
Ciência em defesa de cetáceos

A presidente da Câmara Municipal sublinhou no dia 8, na Conferência Internacional da Sociedade Europeia de Cetáceos, que este é um evento importante no debate de problemas análogos entre baías com populações de golfinhos.

“Estão aqui reunidos os maiores especialistas nestas matérias, no que constitui excelente oportunidade para abordar questões comuns a várias zonas com baías semelhantes à nossa”, frisou Maria das Dores Meira na abertura dos trabalhos, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Para a autarca, a 27.ª conferência anual da sociedade europeia, “a realizar-se em Portugal, apenas poderia acontecer em Setúbal”, concelho onde existe uma das três únicas comunidades de golfinhos sedentários na Europa.

A conferência internacional, com início no sábado, decorre até quarta-feira em vários locais de Setúbal, contando com o envolvimento de cerca de 500 profissionais e estudantes de todo o mundo.

No decurso dos trabalhos do evento, subordinado aos estudos interdisciplinares sobre mamíferos marinhos, são abordadas questões relacionadas com a conservação das populações de cetáceos, assim como para o estudo e proteção dessas comunidades costeiras existentes em Portugal, nomeadamente a de golfinhos-roazes residente no Estuário do Sado.

Maria das Dores Meia realçou que existe “o enorme dever de continuar a trabalhar para melhorar o espaço que serve de casa” aos golfinhos do rio Sado.

A autarca salientou que a “preservação do habitat destes generosos animais no Estuário do Sado, assim como em qualquer outro lugar, é uma tarefa de todos”.

A implementação de práticas que assegurem a preservação ambiental, mas também “a sensibilização dos mais jovens para começarem, desde cedo, a respeitar a natureza que os rodeia e acolhe” são algumas das políticas que Maria das Dores Meira assegurou estarem a ser implementadas em Setúbal, mediante “os meios que estão ao alcance” da Câmara Municipal.

O encontro internacional é organizado em parceria pela Associação Para as Ciências do Mar, a Escola de Mar e a Reserva Natural do Estuário do Sado, em que a Câmara Municipal de Setúbal assume o papel de principal patrocinador.

Embora a maioria das iniciativas previstas no programa sejam destinadas a profissionais e académicos da área ambiental, realiza-se hoje à noite, no Fórum Luísa Todi, uma palestra aberta à população em geral, de entrada livre, dinamizada pelo diretor do Museu da Baleia da Madeira, Luís Freitas, na qual são abordados processos de investigação, conservação e divulgação sobre cetáceos.

No dia 9, no mesmo horário e local, realiza-se uma outra ação destinada a todo o público interessado, com a exibição de um vídeo em inglês.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign