17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
educação 20 de Julho de 2016
Ciência explica fenómenos naturais

A utilização da energia solar para viajar num carro ou até cozinhar é proporcionada, de forma lúdica e pedagógica, na iniciativa Ciência Viva no Verão 2016, a realizar no dia 29, no Parque Urbano de Albarquel.

O que são sismos? E tsunamis? Como podemos simular uma erupção vulcânica? E de que forma podemos utilizar a energia solar? A resposta a estas questões é dada com recurso a experiências divertidas, destinadas a crianças e jovens do concelho.

“À Descoberta da Terra – Sismos e Energia Solar” é o tema da edição deste ano do programa da iniciativa Ciência Viva no Verão, que decorre no Parque Urbano de Albarquel, a partir das 10h30, pelo quarto ano consecutivo.

A principal novidade desta edição é a possibilidade de os participantes experimentarem um carro movido a energia solar e de perceberem de que forma a luz do sol pode também ser utilizada para cozinhar.

Miúdos e graúdos são convidados a desenvolver conhecimentos científicos, de forma simples e interativa, acerca das questões relacionadas com os fenómenos naturais que ocorrem à superfície da terra resultantes da dinâmica interior do planeta.

Na ação, a realizar em duas fases, entre as 10h30 e as 14h30, com ponto de encontro situado junto do placard de aviso de tsunami instalado no Parque Urbano de Albarquel, cientistas e professores especializados na área de investigação e elementos das forças de segurança, proteção e socorro desenvolvem jogos didáticos que dão a perceber as causas e os efeitos provocados pelos fenómenos naturais.

Os participantes ficam a conhecer mais sobre o protótipo de dispositivo de alerta de tsunamis instalado em Setúbal. Através deste equipamento, é possível detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar atempadamente a população em caso de emergência.

Os técnicos presentes desenvolvem ainda uma ação de sensibilização para os riscos associados aos fenómenos naturais, no intuito de prevenir acidentes graves ou catástrofes.

O programa está sinalizado como acessível a pessoas portadoras de deficiência e sem idade mínima de participação. No entanto, os carros movidos a energia solar são apenas para maiores de 14 anos.

O projeto Ciência Viva No Verão 2016, a decorrer entre 15 de julho e 15 de setembro, em todo o país, é organizado pela Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica, em parceria com o Instituto Geofísico do Infante Dom Luiz.

A iniciativa de divulgação científica aberta a todos, existente há vinte anos, pretende aproximar os cidadãos da ciência sob a forma de uma experiência direta, permitindo uma otimização de recursos e um contacto mais próximo com as populações. 

A ação a realizar em Setúbal no dia 29 é organizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros.

Para questão e dúvidas relacionadas com esta atividade, os interessados devem contactar a Linha Verão, através do telefone, 218 985 050, entre as 09h00 e as 18h00, ou através da página http://www.cienciaviva.pt

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign