18 de Outubro de 2017
16º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
ciência 01 de Agosto de 2013
Ciência viva explica sismos e vulcões

Uma exposição e vários jogos didáticos integram a “Ciência Viva no Verão 2013 – À Descoberta da Terra”, este ano subordinada ao tema “Sismos e Vulcões”, iniciativa a realizar no dia 4, no Parque Urbano de Albarquel.

A atividade, a decorrer entre as 10h00 e as 19h00, é uma iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, em parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz, da Universidade de Lisboa, e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal.

Nesta exposição explica-se numa linguagem simples e acessível a todos os comportamentos científicos associados aos vulcões e à ocorrência de sismos e tsunami.

A atividade, que conta com a presença de cientistas e professores universitários especializados na área de investigação, conta ainda com um conjunto variado de jogos didáticos, incluindo uma mesa sísmica na qual os participantes podem experimentar a simulação daquele fenómeno natural.

O “Ciência Viva no Verão 2013 – À Descoberta da Terra” inclui ainda explicações sobre o protótipo de dispositivo de alerta de tsunami instalado no Parque Urbano de Albarquel, equipamento capaz de detetar antecipadamente a ocorrência deste fenómeno e alertar as populações em caso de emergência.

Na iniciativa, que visa sensibilizar a população para os riscos associados aos fenómenos naturais enquanto origem de acidentes graves ou catástrofes, são ainda transmitidos algumas noções e procedimentos básicos de proteção no caso de ocorrência destas situações.

O programa “Ciência Viva no Verão 2013” é uma iniciativa de âmbito nacional, a decorrer até 15 de setembro, com perto de 1700 atividades em 14 cidades do País.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign