16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 01 de Julho de 2013
Cinema sul-americano em ciclo

A Casa da Cultura apresenta em julho um ciclo dedicado à nova vaga de cinema sul-americano, em sessões a realizar todas as quintas-feiras, às 21h30, na Sala José Afonso, com entradas a um euro.

O primeiro filme desta parceria da Câmara Municipal de Setúbal com a associação Experimentáculo, no âmbito do projeto Clube de Cinema de Setúbal, é “Nove Rainhas”, do argentino Fabián Bielinsky, produzido em 2000.

Esta obra, exibida no dia 4, um marco no início da nova vaga de cinema sul-americano do século XXI, levou o realizador a ser apelidado de “Tarantino das Pampas”, graças a uma linguagem cinematográfica ágil e moderna, com diálogos escorreitos.

Segue-se, no dia 11, “Nas Costas do Diabo”, de 2001, um dos primeiros trabalhos de Guillermo Del Toro, antes de o cineasta se tornar num nome muito requisitado em Hollywood.

A película aborda temas caros na carreira do autor mexicano, como protagonistas jovens, a guerra civil espanhola, o fascínio pelos inadaptados e o universo fantasiado.

“Whisky”, de 2004, da dupla uruguaia Juan Pablo Rebella e Pablo Stoll, a apresentar na quinta-feira seguinte, dia 18, é uma comédia de espelhos e jogo de máscaras, da área do neorrealismo, com um trabalho de atores notável.

A última sessão de julho do ciclo de cinema sul-americano, dia 25, mostra “Tony Manero”, do chileno Pablo Larraín, de 2008, em que um imitador do John Travolta da "Febre de Sábado à Noite" é, simultaneamente, um assassino em série e uma metáfora da alienação chilena durante a ditadura de Pinochet.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign