18 de Outubro de 2017
16º
max. 18º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
círio 29 de Julho de 2014
Círio espera barcos engalanados

O círio fluvial, com barcos engalanados a ligar as margens do Sado, é o ponto alto das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia, certame das gentes do mar que se realiza entre 6 e 11 de agosto.

Um tríduo em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, nos dias 6, 7 e 8, às 21h30, na Igreja de S. Sebastião, dá início às festividades, organizadas por uma comissão de festas com o apoio da Câmara Municipal.

No dia 9, após a alvorada, assinalada às 08h00, as celebrações prosseguem com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos, momento assinalado às 09h30, na Igreja de S. Sebastião.

Mais tarde, às 14h10, uma procissão em honra de Nossa Senhora do Rosário de Troia, acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e pela Banda Musical Charranga, de Sarilhos Grandes, sai da Igreja de S. Sebastião em direção a Troia.

À noite, já na margem sul do Sado, em Troia, realiza-se, às 21h30, uma procissão de velas pela praia. Após o apontamento religioso, as festividades continuam com um baile pelo vocalista João Carlos.

O programa continua no dia 10, às 10h30, com uma missa e procissão pela praia acompanhada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Setúbal e pelo Grupo Musical Charranga.

A meio da tarde, às 16h00, há divertimentos na praia e, uma hora depois, decorre um concurso de barcos engalanados que participam no círio fluvial. Um baile com André Patrão, às 22h00, antecede um espetáculo pirotécnico a realizar à meia-noite.

O último dia de festejos, a 11, começa com uma missa de homenagem aos marítimos falecidos e seus familiares, às 10h30. Durante a manhã, há divertimentos na praia, às 10h30, e a entrega de prémios dos barcos engalanados, às 11h30.

O círio fluvial de regresso a Setúbal, um dos momentos mais emocionantes das festas, tem início previsto às 16h00, com milhares de pessoas na frente ribeirinha da cidade a receber o cortejo de barcos que transporta a imagem de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign