21 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
festividades 01 de Julho de 2016
Círio regressa ao Sado

As Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida realizam-se entre os dias 2 e 10, com um conjunto de iniciativas de cariz religioso e popular, de que se destaca a revitalização do círio marítimo.

O cortejo de barcos engalanados pelo rio Sado, recuperado em 2015 após um interregno de cerca de quarenta anos, regressa este ano na sua plenitude no fim de semana de 9 e 10 de julho, constituindo o ponto alto das Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida.

As festividades, uma tradição da comunidade piscatória associada à antiga freguesia da Anunciada com mais de quatrocentos anos de história, repartem-se entre atividades religiosas e pagãs. Apesar de nunca terem terminado, na década de 70 foi interrompido o círio marítimo realizado por pescadores entre a cidade e a Arrábida.

“Estamos muito felizes por anunciar que este projeto vai para a frente. Em 2015, foi o ano zero, realizámos a experiência e, este ano, conseguimos concretizar um figurino que é aquele que queremos que se mantenha no futuro. Por isso, este é o ano 1 do novo círio marítimo em honra de Nossa Senhora da Arrábida”, adiantou o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, no dia 1 de manhã, em conferência de imprensa de apresentação do evento.

Os barcos saem da Doca dos Pescadores no dia 9, após a realização de uma procissão que tem início às 10h00 na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, com destino às tradicionais festividades no Convento da Arrábida.

Está prevista a participação de entre três a quatro dezenas de embarcações, entre as quais a “Maravilha do Sado”, embarcação tradicional recuperada pela Câmara Municipal de Setúbal, que transporta a imagem de Nossa Senhora da Arrábida, além de cerca de sessenta pessoas.

O cortejo passa pela Senhora do Cais e pelo Outão, para terminar na Praia do Creiro, onde duas embarcações dos Bombeiros Voluntários de Setúbal ajudam a fazer o desembarque das pessoas e da imagem.

Um autocarro faz depois o transporte do Creiro até ao Convento da Arrábida, para colocação da imagem. De tarde, os participantes seguem em romagem ao Senhor dos Aflitos, na Lapa da Memória.

No dia 10, pelas 10h30, realiza-se, na capela do convento, a tradicional missa festiva em honra de Nossa Senhora da Arrábida, seguida de procissão.

As festividades religiosas aliam-se às iniciativas de cariz popular, com destaque para um almoço de confraternização, no Creiro, que conta com animação musical pelo grupo setubalense Os Alcorrazes.

À tarde, o cortejo regressa a Setúbal, novamente liderado pela embarcação “Maravilha do Sado”, com passagem pelo Portinho da Arrábida, Outão e Senhora do Cais, estando prevista a chegada a Setúbal, junto da praia da Saúde, por volta das 17h30, de onde segue para o desembarque na Doca dos Pescadores.

Para Valter Canas, presidente da Comissão de Festas, a revitalização do círio “dignifica os festejos fundados em 1892 pelos pescadores do Troino” e era um desejo antigo. “As pessoas mais idosas pensavam que nunca mais veriam o círio marítimo realizar-se. Por isso, foi muito emotivo quando viram o cortejo de barcos engalanados no Sado.”

Apesar de o círio ser o ponto alto, as festividades têm início já no dia 2, com uma procissão de velas pelo Bairro do Troino, com partida na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Anunciada, às 21h30.

De terça a quinta-feira, realiza-se um tríduo em honra de Nossa Senhora da Arrábida, na Igreja da Anunciada, com Santa Missa e Ofício de Vésperas, sempre a partir das 18h30.

No dia 8, igualmente às 18h30, os marítimos falecidos são lembrados numa missa de sufrágio, a ter lugar na Igreja da Anunciada.

As festividades são organizadas pela Comissão de Festas do Novo Círio de Nossa Senhora da Arrábida/Igreja Paroquial da Anunciada, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, União das Freguesias de Setúbal, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, PSP, GNR, Fundação Oriente, José Maria da Fonseca e Pastelaria Abrantes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign