24 de Outubro de 2017
22º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
baías 26 de Julho de 2016
Clube alarga parcerias na Unesco

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, propôs, a 20 de julho, em Paris, várias parcerias entre o Clube das Mais Belas Baías do Mundo e entidades ligadas à UNESCO, no âmbito do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A autarca deslocou-se a Paris no contexto da presidência do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, atualmente a cargo de Setúbal, para uma reunião na UNESCO com o diretor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Maria das Dores Meira, enquanto presidente do Clube das Mais Belas Baías do Mundo, pretende associar este clube ao PNUMA com o objetivo primordial de promover a conservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentável e o uso eficiente dos recursos.

A autarca relembra que “o reconhecimento da UNESCO é muito importante para o Clube, que conta com Baías com património mundial. Sabemos que é um processo que poderá levar algum tempo, mas que ambicionamos muito.”

Na sede da UNESCO, ao lado de Arab Hoballah, do PNUMA, Maria das Dores Meira apresentou o projeto “Green Passport”, que visa sensibilizar o turista para as escolhas responsáveis durante o período de férias e lazer.

A ideia do Passaporte Verde resultou de uma campanha lançada em 2008, através de uma parceria entre o PNUMA e o governo brasileiro. Atualmente, este projeto é já uma referência internacional no setor do turismo sustentável.

Para a autarca, o Passaporte Verde pode ser encarado “como um aceso a um estilo de vida que gostaríamos de preservar”.

No seguimento deste encontro na sede da UNESCO, Maria das Dores Meira reuniu-se com o diretor do Programa Sobre o Homem e a Biosfera, Han Qunli, a quem propôs parcerias entre o clube e esta organização.

O terceiro encontro da viagem da presidente setubalense a Paris aconteceu no Palácio do Luxemburgo, atualmente sede do Senado Francês, onde Maria das Dores Meira reuniu com o Presidente da ANEL – Association Nationale des ELus du Littoral, Jean-François Rapin.

A ANEL pretende ser uma plataforma de troca de experiências entre os municípios das áreas marítimas e costeiras e os parceiros públicos e privados. É considerado um interlocutor entre estes parceiros para assegurar uma melhor gestão e desenvolvimento das comunidades com especificidades de terra e mar.

A autarca propôs uma parceria entre a ANEL e o Clube das Mais Belas Baías do Mundo para desenvolver esforços comuns ao nível da proteção do património marítimo, área que Maria das Dores Meira considera fundamental.

Setúbal pertence ao Clube das Mais Belas Baías do Mundo desde 2002. Este clube foi criado em Berlim, Alemanha, em 1997, e atualmente conta com um total de 41 baías situadas nos cinco continentes.

Maria das Dores Meira garante o empenhamento do Clube em associar-se e promover, conjuntamente, o bem e a proteção dos oceanos. Recentemente, foi decisão da autarca associar ao Dia Mundial dos Oceanos, da UNESCO, o Dia das Baías em todo o mundo. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign