16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 06 de Junho de 2014
Coletividades marcham com brio

A cantora Maria José Valério foi anunciada como presidente do júri das Marchas Populares de Setúbal 2014, edição com dez coletividades a concurso, com o primeiro desfile agendado para o dia 14, na Avenida Luísa Todi.

“É para nós uma honra ter esta grande artista e cantora portuguesa no júri das nossas marchas”, realçou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, em conferência de imprensa de apresentação do programa das Marchas Populares de Setúbal 2014, realizada no dia 6, na Casa da Cultura.

Maria José Valério encabeça o júri que avalia as dez coletividades a concurso, nos dias 20 e 21, às 22h00, na Praça de Touros Carlos Relvas, com bilhetes a 2,5 euros. Carlos Matos, Iolanda Rodrigues, Maria do Céu Campos, João Reis Ribeiro e Helena Mendes são os restantes jurados. Antes, os grupos apresentam-se ao público no dia 14, à mesma hora, na Avenida Luísa Todi, com entrada livre.

Mais do que os desfiles, as marchas são “escolas de amizade e solidariedade” com uma forte tradição popular, salientou a autarca, ao reforçar a vitalidade desta manifestação popular, ano após ano. “Mantêm a mesma alegria e expressão artística de qualidade” que surpreendem os milhares de pessoas que as acompanham.

“As marchas populares são um espelho da criatividade popular”, destacou Maria das Dores Meira, para frisar que o certame é o “resultado do empenho organizativo de centenas que, nesta iniciativa, despertam também para a cidadania” e para a “participação ativa na vida da cidade”.

O retorno do investimento realizado não é medido financeiramente, afirmou, uma vez que a rentabilidade das Marchas Populares “mede-se na amizade e na alegria que geram, na solidariedade e coesão social que nasce e nos novos talentos que aparecem”.

“Setúbal é um Poema”, com letra de Bruno Frazão e música de Artur Jordão, é o tema da Grande Marcha de Setúbal 2014, apresentada hoje ao vivo por Susana Almeida, Madrinha das Madrinhas desta edição, que interpretou, igualmente, a música do ano passado.

As Marchas Populares de Setúbal 2014, cujo orçamento global ronda os 130 mil euros, é uma organização da Câmara Municipal, com o patrocínio da SGS Car e os apoios da Europrol e da Aplaudir, empresas às quais a autarca setubalense deixou um agradecimento especial.

Alguns dos participantes no concurso são a ACTAS – Academia Cultural de Teatro e Artes de Setúbal, com o tema “Já sabem que eu estou aqui?”, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos Azeitão, com “A Magia do Amor nas Marchas Populares”, e o Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, com “No meu bairro tão velhinho… foi a nossa inspiração”.

O Núcleo Bicross de Setúbal apresenta “Pedaços de um passado uma História uma lição”, enquanto a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense desfila com “A Marcha da Perpétua na Espiral do tempo 1989 - 2014”. Já o Grupo Desportivo Independente mostra “Arrábida de Setúbal e do Mundo Inteiro”.

“Painéis do Livramento. No restauro de um azulejo mora todo um só desejo” é o tema da União Desportiva e Recreativa das Pontes, enquanto “A minha aldeia, o meu bairro, a minha rua” é mostrado pela Cooperativa de Habitação e Construção Económica “Bem-Vinda a Liberdade”.

Já o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau participa nas Marchas Populares de Setúbal 2014 com o tema “Bairro Santos, tela de pintores e floristas”, enquanto a Diabo no Corpo – Associação Cultural desfila com “O Amor em Azeitão é Tradição”.

O desfile de apresentação de dia 14 na Avenida Luísa Todi conta, extraconcurso, com as participações especiais da APPACDM de Setúbal, com o tema “Setúbal Terra de Praias”, e de duas marchas infantis, trazidas pelo Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau, com “25 anos de Tradição no meu Bairro”, e, em conjunto, pelas associações de moradores do Bairro da Anunciada e do Casal das Figueiras, com “Laranjinhas de Setúbal”.

“Nas coletividades e associações do movimento associativo de cariz popular estão os grandes autores desta obra que, todos os anos, se refaz, se reconstrói, sempre com base no mesmo espírito entusiástico de entreajuda, capaz de construir uma festa de amizade e solidariedade”, vincou Maria das Dores Meira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign