16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
cooperação 06 de Julho de 2016
Comitiva moçambicana visita Setúbal

O presidente do Conselho Municipal de Quelimane, Manuel Araújo, realizou uma visita de cinco dias a Setúbal, onde desenvolveu vários encontros com entidades e empresas locais no sentido de identificar futuros projetos de cooperação.

Pela primeira vez em Setúbal, cidade com a qual Quelimane, Moçambique, está geminada, Manuel Araújo conheceu alguns dos muitos pontos de interesse setubalenses, nomeadamente o Mercado do Livramento, a Biblioteca Pública Municipal, a Casa da Baía, a Praia da Saúde e o Parque Urbano de Albarquel.

A visita, que decorreu entre 30 de junho e 4 de julho, incluiu uma passagem pela Portucel, empresa que tem na Zambézia, província onde se localiza Quelimane, o maior projeto florestal integrado de produção e pasta de papel e energia em Moçambique.

A comitiva moçambicana, sempre acompanhada por representantes da Câmara Municipal de Setúbal, reuniu, ainda, com o presidente do conselho de administração da Portucel Moçambique, administradores e o CEO da Portucel Moçambique.

O périplo por Setúbal gerou ainda vários outros encontros com vista à incrementação de relações de cooperação entre entidades de ambos os municípios.

No sentido de serem desenvolvidos em Quelimane, foram identificados projetos de colaboração, por exemplo, para a construção de poços de água potável em bairros periféricos da cidade moçambicana.

Atualmente, estima-se que 62 por cento das crianças de Quelimane faltam à escola para poder ajudar os pais em atividades domésticas, entre as quais a de terem que ir buscar água potável, tarefa que implica, frequentemente, ter de percorrer vários quilómetros a pé por dia.

A Câmara Municipal de Setúbal vai lançar uma campanha de sensibilização junto da população sadina, em particular do tecido empresarial local, para a recolha de fundos que permitam acelerar o projeto de construção de poços de extração de água potável em Quelimane.

O presidente do Conselho Municipal de Quelimane reuniu, igualmente, com vários investidores setubalenses, em especial já com projetos em andamento naquela região moçambicana, encontro que contou, ainda, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

Manuel Araújo desenvolveu ainda contactos com o Porto de Setúbal, o Vitória Futebol Clube, a empresa de exploração de ostras Neptunpearl e o responsável pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, José Luís Bucho, neste último caso para se estudar a possibilidade de criação de um corpo de bombeiros em Quelimane.

A formação de recursos humanos, a construção de um centro náutico e a gestão de resíduos sólidos foram outros temas que Manuel Araújo aprofundou através de contactos estabelecidos em Setúbal para posterior desenvolvimento em Quelimane.

Os municípios de Setúbal e Quelimane mantêm relações mais próximas desde o ano 2000, altura em que celebraram um protocolo de geminação a 25 de julho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign