29 de Abril de 2017
18º
max. 19º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 30 de Março de 2017
Concelho celebra Liberdade

Os 43 anos do 25 de Abril são assinalados em Setúbal com um programa organizado pela Câmara Municipal e pelas juntas de freguesia, com o envolvimento do movimento associativo, que inclui atividades de âmbito cultural, social e desportivo.

A noite que antecede o Dia da Liberdade começa com um concerto de Paulo de Carvalho a 24 de abril, às 22h00, na Praça de Bocage, a que se segue, às 23h30, uma intervenção da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira.

A partir das 23h45, realiza-se uma arruada até à doca de pescadores, onde, às 24h00, há um espetáculo pirotécnico que dá as boas-vindas ao dia 25 de Abril.

Às 00h15, a arruada segue até às instalações da Sociedade Musical Capricho Setubalense, para um concerto de música popular portuguesa.

No dia 25, logo pela manhã, os Paços do Concelho são palco das cerimónias comemorativas da Revolução dos Cravos, iniciadas às 09h00 com o hastear da bandeira, a que se segue, meia hora depois, uma sessão solene da Assembleia Municipal.

No final, as 10h30, há um apontamento musical pelo grupo de percussão Sant’Iago Olodum, do Agrupamento de Escolas Ordem de Sant’Iago, a que se segue, às 11h00, um concerto da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

Às 11h30, na placa central da Avenida Luísa Todi, decorre uma cerimónia evocativa com deposição de flores no Monumento à Resistência, iniciativa organizada pela autarquia em conjunto com a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses.

Às 12h30, tem início um périplo do Executivo municipal pelas atividades dinamizadas nas freguesias do concelho.

Também a 25, o Centro Ciclista Azeitonense organiza a prova de ciclismo de estrada “Comemorações do 25 de Abril”, que percorre as ruas de Azeitão durante o dia, enquanto a Juventude Azeitonense dinamiza o “Torneio Hóquei em Patins 25 de Abril”, no pavilhão gimnodesportivo do clube.

Já o campo municipal de jogos da Cova da Canastra é palco do torneio de futebol “Sindicato Foot”, organizado pelo Grupo Desportivo e Recreativo “O Sindicato”.

Ações de sensibilização e esclarecimento sobre o 25 de Abril para as escolas do 1.º ciclo do ensino básico são dinamizadas entre abril e maio pela URAP e pela autarquia.

No dia 2, a partir das 11h00, o teatro infantil “Cravo, Rosa e Jasmim”, com contos populares interpretados por Ana Sofia Paiva, anima a Sala José Afonso da Casa da Cultura.

As entradas são a sete euros para uma criança e um adulto e um bilhete extra custa quatro.

“Mas Quem Vencer esta Meta, que Diga se a Linha é Recta” é o título da mostra que junta as 14 capas dos álbuns de estúdio de Zeca Afonso, a inaugurar no dia 7, às 22h00, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura.

De “Baladas e Canções”, de 1964, a “Galinhas de Mato”, de 1985, passando por “Coro dos Tribunais”, de 1974, a criatividade de Zeca e de José Santa-Bárbara, Alberto Lopes, João de Azevedo e José Brandão, designers presentes na inauguração para partilhar momentos e histórias, ganha renovado sentido nesta mostra.

A exposição, organizada numa parceria do atelier DDLX com a autarquia, pode ser visitada até 2 de maio, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, sexta e sábado das 10h00 à 01h00 e domingo das 10h00 às 20h00.

De 17 a 25 de abril, a Câmara Municipal e a URAP promovem o Ciclo de Cinema de Abril, com sessões sempre a partir das 14h30, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

No dia 22, às 16h00, é inaugurada, na Galeria Municipal do 11, a exposição “Ouro Azul”, de pinturas e esculturas de Carlos Pé-Leve.

A mostra pode ser visitada até 20 de maio, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 14h00 às 18h00.

Também a 22 de abril, a sede da União Setubalense acolhe, durante todo o dia, o “Open Nacional do 25 de Abril”, dinamizado pela coletividade em parceria com a Federação Portuguesa de Damas.

Além deste programa central, a celebração dos 43 anos da Revolução dos Cravos engloba um conjunto diversificado de iniciativas, desenvolvidas ao longo do mês, em parceria com o movimento associativo, em espaços públicos e equipamentos municipais, a divulgar oportunamente.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign