24 de Outubro de 2017
15º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
liberdade 12 de Abril de 2012
Concelho festeja 25 de Abril

Um espetáculo musical com João da Ilha e Realejo e uma visita à Casa da Cultura, que se encontra na fase final de obras de instalação, integram o programa comemorativo do 38.º aniversário do 25 de Abril.

A noite do dia 24 começa com a projeção de um vídeo sobre Zeca Afonso, às 21h30, no Largo da Misericórdia, seguindo-se, vinte minutos depois, um concerto de música portuguesa com João da Ilha.

Às 23h00, no mesmo local, o grupo Realejo oferece sons tradicionais da música portuguesa e europeia e a partir da meia-noite, já no dia 25, há um after-hours na Sociedade Musical Capricho Setubalense.

De manhã, às 09h00, as cerimónias protocolares começam com o hastear da bandeira e, meia hora depois, é dado o tiro de partida de um passeio de cicloturismo até à freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

Também às 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, realiza-se uma sessão solene da Assembleia Municipal, seguida de animação pelos alunos do 3.º ano da EB1 do Bairro Afonso Costa.

A partir das 10h30, a Praça de Bocage enche-se de animação para crianças e atuam a banda de música da Capricho Setubalense e os Bela Batuke.

Uma visita pública às obras da Casa da Cultura, projeto que nasce no edifício onde funcionou o Círculo Cultural de Setúbal, que teve Zeca Afonso como um dos principais dinamizadores, está marcada para as 11h00.

A inaugurar dentro de poucos meses, o espaço, localizado na Rua Detrás da Guarda, junto da Praça de Bocage, volta a convergir diferentes áreas artísticas, ao nível dos espetáculos e do ensino.

As comemorações continuam, às 12h00, com a evocação do 25 de Abril junto do Monumento à Resistência, na Avenida Luísa Todi, com deposição de flores.

As comemorações do 25 de Abril decorrem também nas freguesias do concelho com convívios, atividades culturais, lúdicas e desportivas.

O programa, que se estende ao longo do mês, integra a realização de várias iniciativas para todas as idades, em vários locais, como a animação de leitura da história “O Soldado João”, de Luísa Ducla Soares, para escolas do 1.º ciclo do ensino básico, entre os dias 16 e 20, na Biblioteca Municipal.

No cinema, de destacar uma sessão para os seniores, que termina no dia 13, e a exibição, para o público em geral, de “48”, de Susana de Sousa Dias, dia 26, e “Significado”, de Tiago Pereira, a 3 de maio, às 21h30, no Charlot.

A música regressa à Capricho Setubalense a 28 de abril, às 21h30, com um concerto de Azevedo Silva.

O programa integra, no mesmo dia, a partir das 15h00, uma Tarde Intercultural no Museu do Trabalho dedicada ao legado de Michel Giacometti.

Este encontro conta com a participação do projeto “L.O.M.B.O.S”, da autoria do músico e cantor LIBERDADE, que privilegia o trabalho do etnomusicólogo Michel Giacometti.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign