17 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
ciclismo 22 de Maio de 2017
Concelho pedala em prova europeia

O município de Setúbal concorre, até 31 de maio, como subequipa da Área Metropolitana de Lisboa, no desafio European Cycling Challenge 2017, que visa promover o uso da bicicleta nas deslocações urbanas diárias.

A iniciativa junta várias cidades europeias numa espécie de corrida da qual sai vencedor o país que acumular mais quilómetros em cima dos pedais, através das respetivas áreas metropolitanas.

Setúbal adere ao desafio por se encontrar abrangido pela Área Metropolitana de Lisboa (AML), equipa-chapéu do concurso, dividida nas categorias Escolas, Empresas e Outros.

O município sadino, inserido na categoria Outros, tal como os restantes dezassete concelhos que pertencem a esta área geográfica, é, assim, uma subequipa que concorre pela AML e pode contribuir para a acumulação de quilómetros através da inscrição individual dos munícipes.

A participação, aberta a todos os cidadãos, até ao fim de maio, consiste no registo dos trajetos percorridos em bicicleta na aplicação móvel Naviki, que pode ser descarregada, gratuitamente, para os sistemas operativos android, na GooglePlay, IOS, na AppStore, e Windows Phone, através da loja Microsoft.

No caso de não ser possível descarregar a aplicação, o percurso pode ser registado através do site www.naviki.org.

Para que os quilómetros pedalados contem para o desafio, os munícipes devem registar-se, configurar as opções, aderir à equipa AML e escolher o município para o qual querem contribuir, neste caso Setúbal.

Todas as viagens efetuadas a partir de 1 de maio podem ser registadas, mesmo que a inscrição tenha sido feita posteriormente.

Todos os tipos de bicicleta são permitidos, sejam do proprietário ou alugadas, bike-sharing, bicicletas elétricas e bicicletas de carga, e são aceites todas as viagens que utilizem efetivamente a bicicleta como meio de transporte, por exemplo, nas deslocações de e para o trabalho ou escola, para fazer compras e ir ao cinema, entre outras.

No final, há duas distinções, sendo uma para a equipa com o maior número de quilómetros percorridos nos limites geográficos e outra para aquela que registar o maior número de quilómetros por cada mil habitantes.

Para já, Setúbal está em sétimo lugar nas contribuições para o registo da AML, com 296,9 quilómetros dos 16.697,8 já percorridos pelos participantes inscritos nesta área geográfica.

A primeira edição do European Cycling Challenge decorreu em 2012, com a participação de sete equipas, com 715 ciclistas a pedalarem 90 mil quilómetros. Em 2016, houve 46 mil ciclistas de 52 cidades distribuídas por 18 países, que pedalaram quarto milhões de quilómetros.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign