17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
reciclagem 20 de Fevereiro de 2015
Concelho recicla 5 mil litros de óleo

Perto de 5 mil litros de óleos alimentares usados foram reciclados em 2014 no concelho de Setúbal, no âmbito do RecOil, projeto ambiental que fomenta a separação e recolha seletiva deste tipo de resíduos para posterior reutilização.

O RecOil, projeto financiado pela Comissão Europeia e coordenado localmente pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, tem como objetivo o incremento da recolha de óleos alimentares usados e a reconversão em biodiesel.

Na Rede Municipal de Recolha Seletiva de Óleo Alimentar Usado de Setúbal, atualmente com 41 pontos de deposição instalados no espaço público, equipamentos municipais e estabelecimentos escolares, foram reciclados, só no ano passado, 4845 litros de óleos usados.

Os equipamentos instalados no espaço público e em equipamentos municipais foram aqueles em que se registou a maior parte da recolha de óleos, num total de 4315 litros, enquanto nas escolas foram reciclados 525 litros. Já na restauração e hotelaria, com um circuito próprio, foram recolhidos apenas cinco litros, o que se justifica pelo facto de os agentes desta atividade estabelecerem protocolos diretamente com outros operadores licenciados.

A reciclagem de óleos alimentares em 2014 permite, de acordo com dados apresentados num relatório da ENA, a produção estimada de 3755 litros de biodiesel. Ao mesmo tempo, realça o documento, foi evitada a emissão de 5730 quilogramas de gases de efeito de estufa.

O sucesso da reciclagem de óleos alimentares usados depositados na rede do concelho setubalense, cuja recolha é efetuada regularmente pela empresa Biocanter, só não tem maior expressão devido ao elevado número de furtos verificados nos oleões, indica o relatório da ENA.

Para mitigar o problema, a empresa responsável pelo serviço tem vindo a implementar medidas de segurança adicionais nos pontos de recolha disponíveis, nomeadamente com a colocação de tômbolas no interior dos reservatórios, com a instalação de fechaduras individuais e ainda através de uma maior fiscalização.

A recolha dos óleos alimentares usados é efetuada, exclusivamente, por funcionários da empresa Biocanter, devidamente identificados. A Câmara Municipal de Setúbal apela aos munícipes que reportem situações abusivas de recolha, contactando os serviços de energia e ambiente camarários pelo número 265 537 058.

A Rede Municipal de Recolha Seletiva de Óleo Alimentar Usado do concelho, instalada desde 2011, coloca Setúbal na vanguarda desta estratégia ambiental porque, de acordo com a legislação em vigor, os municípios estão obrigados a ter uma rede deste tipo instalada até ao final de 2015.

Setúbal conta atualmente com um total de 31 ecobox, também designadas de oleões, pontos de recolha exteriores com capacidade para 360 litros, a par de uma dezena de barricas, colocadas em áreas interiores, sobretudo em estabelecimentos escolares, com capacidade para 45 litros.

A Rede Municipal de Recolha Seletiva de Óleo Alimentar Usado é reforçada pela Autarquia, durante o primeiro trimestre de 2015, com a instalação de mais 15 Ecobox no espaço público de Setúbal e Azeitão. O circuito fica completo com a colocação, até ao final do ano, de mais 14 pontos de recolha de 360 litros.

Durante o ano de 2014, no âmbito do RecOil, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal dinamizaram no concelho perto de quatro dezenas de ações de sensibilização para a reciclagem de óleos alimentares usados a partir do setor doméstico.

Na perspetiva ambiental, o projeto RecOil procura, por um lado, minimizar os impactes negativos da introdução dos óleos nos sistemas de drenagem de águas domésticas e, por outro, aumentar a produção de biodiesel de uma forma sustentável, ou seja, sem recorrer às culturas energéticas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign