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ensino 01 de Julho de 2014
Concelho reforça formação académica

Turismo, desporto e energia são áreas académicas dos 12 cursos de pós-graduação/especialização disponíveis a partir de outubro no Centro de Formação Avançada de Setúbal, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.

A entrada em funcionamento do novo centro de estudos de Setúbal foi formalizada no dia 30, ao final da tarde, na Sala Multiusos do Fórum Municipal Luísa Todi, com a apresentação dos cursos e especializações a ministrar e a assinatura de protocolos de colaboração com nove entidades da região.

“Estamos a dar uma resposta naquilo que é um desígnio desta Autarquia, nomeadamente na criação de oportunidades formativas e de valorização para a população do concelho”, salientou o vereador da Educação Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O Centro de Formação Avançada de Setúbal, a funcionar na Fundação Escola Profissional de Setúbal, começa com uma dúzia de cursos de pós-graduação/especialização, com horário pós-laboral, adaptado às necessidades dos alunos dos cursos, com o mínimo de 12 formandos.

O Centro de Formação Avançada de Setúbal “permite criar nesta capital de Distrito um pleno de potencialidades e de oportunidades”, realçou o autarca, ao adiantar que “os cursos foram pensados e focados naquilo que são as necessidades formativas do nosso concelho, diversificando a oferta para os diferentes públicos”.

“Enologia” e “Qualidade e Segurança Alimentar”, em turismo, “Perícias em Genética Forense”, na área científica, a par de “Futebol, Treino e Análise”, “Coaching” e “Personal Trainning”, em desporto, são alguns dos cursos disponíveis, de duração e preços variados, a partir de outubro.

Na área energética há cursos de “Manutenção em Sistemas Elétricos”, “Gestão e Monitorização de Energia” e “Eficiência Energética”, enquanto em arquitetura há a possibilidade de formação em “Arquitetura Bioclimática”, “Gestão de Projeto e Arquitetura de Turismo” e “Reabilitação Urbana”.

Entre a panóplia de cursos disponíveis, Pedro Pina destacou aqueles direcionados para “a divulgação turística de Setúbal”, que “enquadram os recursos imensos disponíveis na região e que potencializam esta relação estreita entre a formação dos cursos de pós-graduação/especialização e a oferta do mercado de trabalho”.

O autarca afirmou que estes cursos asseguram “uma maior qualificação e mais oportunidades para as pessoas, que ficam, mais aptas para lidar com os desafios do mercado de trabalho”. Acrescentou que a criação de um “maior número de ferramentas ajuda o concelho a crescer melhor”.

Pedro Pina destacou ainda ao esforço municipal na área do ensino. “A educação tem sido uma aposta decisiva, com a criação, nos últimos anos, de um conjunto de infraestruturas, sobretudo do pré-escolar e do ensino básico, que tem moldado a oferta e a qualidade para os nossos jovens.”

Na cerimónia, além da apresentação dos cursos de pós-graduação/especialização, foram assinados nove protocolos de colaboração nas áreas desportiva, turística e energética com entidades e organizações da região que, enquanto parceiros, mostram ser uma mais-valia para a qualidade de formação e empregabilidade sectorial.

Faria Ferreira, em representação do conselho de administração da Universidade Lusófona, enalteceu o particular empenho da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, para a criação do Centro de Formação Avançada de Setúbal.

“Esperemos que o esforço de cada um dos intervenientes seja recompensado com o êxito deste centro de estudos”, frisou Faria Ferreira, que assegura que “a Universidade Lusófona coloca toda a experiencia em prol desta parceria juntamente com a Autarquia de Setúbal”.

O Centro de Formação Avançada de Setúbal, no âmbito do sistema educativo de nível superior, “tem capacidade para responder, de forma eficaz, às novas necessidades nas áreas avançadas de formação especializada”, explicou a coordenadora do projeto Lina Lopes. 

Aquela responsável defende que este novo projeto de ensino, que tem como principal objetivo a “criação de condições de excelência no âmbito do conhecimento para o desenvolvimento da cidade, com óbvia evolução da qualidade de vida, vai ao encontro das reais necessidades de formação” das populações.

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