17 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
música 02 de Março de 2015
Concerto dá a conhecer ensemble

O Ensemble Juvenil de Setúbal, novo grupo musical constituído por jovens com diferentes níveis de formação e capacidades cognitivas, realizou no dia 1, perante um Fórum Municipal Luísa Todi praticamente esgotado, a primeira apresentação pública.

O novo Ensemble Juvenil é um projeto criado através da A7M – Associação Festival de Música de Setúbal e apoiado pela The Helen Hamlyn Trust, pela Câmara Municipal de Setúbal e, através do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, pela Fundação Calouste Gulbenkian, mantendo o mesmo espírito inclusivo inerente à associação, que promove, através de um festival anual, concertos interpretados por músicos de renome em conjunto com elementos da comunidade local, como estudantes e pessoas com deficiências.

O espetáculo de ontem, com a duração aproximada de uma hora, consistiu na apresentação de um reportório eclético, que percorreu ritmos como o jazz, a world music e a música clássica.

“Acknowledgement”, da composição “A Love Supreme” de John Coltrane, e “Inverno”, das “Quatro Estações” de Vivaldi, foram dois temas interpretados pelo novo Ensemble Juvenil, constituído, atualmente, por jovens provenientes dos conservatórios regionais de Setúbal e Palmela, do grupo de percussão BelaBatuke, com atividade na Bela Vista, e, com necessidades especiais, do Externato Rumo ao Sucesso, da APPACDM de Setúbal e da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo.

O reportório reservou também, na área da world music, temas tradicionais africanos, do Bangladesh e da China, com arranjos criados especificamente para o Ensemble Juvenil pelo compositor e maestro Tony Haynes.

O novo ensemble atuou sob a regência de Rui Borges Maia, também responsável pela secção clássica. Pedro Condinho dirigiu os músicos com necessidades especiais e Fernando Molina orientou a secção de percussões tradicionais.

No final do concerto, a nova direção da A7M tomou posse, numa cerimónia realizada no foyer do balcão do Fórum Luísa Todi.

Até ao momento a associação era constituída por uma comissão instaladora. A nova direção, com um mandato de três anos, é presidida pelo músico e professor Óscar Mourão.

Hugo O’Neill, um dos principais impulsionadores do Festival de Música de Setúbal, organizado, inicialmente, pela Câmara Municipal e pela The Helen Hamlyn Trust, é o presidente da Assembleia Geral da A7M.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign