19 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
marchas 06 de Junho de 2012
Concurso de marchas abre na avenida

O regresso do desfile de apresentação na Avenida Luísa Todi e a estreia de três coletividades são algumas novidades deste ano das Marchas Populares de Setúbal.

As dez marchas a concurso voltam a apresentar-se na Avenida Luísa Todi, num desfile que se realiza dia 16, às 22h00, depois de duas edições a encerrarem o concurso naquela artéria da cidade.

“É uma retificação muito positiva”, garantiu dia 6 a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, em conferência de imprensa de apresentação da edição de 2012 das Marchas Populares.

A autarca salientou no encontro com os jornalistas, realizado na Casa da Baía, que a “boa decisão” tomada pela Autarquia e pelas coletividades de retomar o desfile na avenida que antecede as duas noites de competição torna “muito mais estimulante, motivador e sensibilizador o que vai acontecer na Praça de Touros Carlos Relvas”.

Maria das Dores Meira congratulou-se pelo “trabalho fantástico e fabuloso” das coletividades e por estas continuarem a “prestigiar todos aqueles que participam” nas Marchas Populares, um evento que nalguns casos é o único “suporte ativo na dinâmica das coletividades”.

Por isso, a autarca apelou para não deixarem “manchar” a união e a dinâmica nos festejos dos Santos Populares que pautam as marchas como “a alma desta cidade”.

Com uma redução de 30 mil euros, a edição de 2012 das Marchas Populares está orçada em 150 mil euros, cabendo a cada coletividade 11 mil, enquanto o restante valor se traduz em apoio logístico.

Embora com cortes de ano para ano, a presidente da Câmara Municipal garantiu que, “enquanto puder dar um tostão, a prioridade são as marchas”, destacando a imaginação e dedicação sobretudo dos jovens que cada vez mais estão à frente das marchas. “Isto não se explica, isto sente-se”, frisou.

Maria das Dores destacou, como exemplos, o mais jovem ensaiador das dez marchas a concurso, Nuno Rocha, de 17 anos, da estreante marcha da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, e Fábio Carmelo, do Grupo Desportivo Setubalense “Os 13”, marcha vencedora da edição de 2011.

As restantes coletividades participantes são a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, o Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, o Grupo Desportivo Independente, o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo de Bicross de Setúbal, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e a União Futebol Comércio e Indústria.

Sara Margarida, “madrinha das madrinhas”, canta, na abertura e encerramento dos desfiles, a Grande Marcha “Vem Daí Setúbal”, com letra de Idaliano Batista e música de Artur Jordão. No dia 6, na Casa da Baía, mostrou que está a postos, brindando com uma atuação os presentes na conferência de imprensa.

O desfile de apresentação, na Avenida Luísa Todi, realiza-se dia 16, às 22h00, e conta ainda com a participação extraconcurso das marchas da APPACDM e de Caneças.

Os dias 22 e 23, às 22h00, são reservados aos desfiles de competição na Praça de Touros Carlos Relvas, com bilhetes à venda no local que custam 2,50 euros.

Na primeira noite desfilam as marchas da Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense, do Núcleo Recreativo e Desportivo Ídolos da Praça, da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, do Grupo Desportivo Setubalense Os 13 e da União Futebol Comércio e Indústria.

O Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, a União Desportiva e Recreativa das Pontes, o Núcleo de Bicross de Setúbal, o Núcleo dos Amigos do Bairro Santos Nicolau e o Grupo Desportivo Independente marcham a 23.

Na mesma noite, os resultados da votação do júri para as categorias a concurso, como melhores marcha, madrinha, cenografia, figurino e coreografia, são conhecidos nesta página de internet.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign