24 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
concurso 09 de Janeiro de 2017
Concurso faz jovens pensar na Europa

Um concurso de diferentes expressões artísticas, intitulado “A Europa Que Queremos Ser”, no âmbito de um projeto que engloba quatro municípios europeus, incluindo Setúbal, decorre até dia 31. 

A iniciativa, de promoção da cidadania e da participação democrática na União Europeia, bem como de incentivo à reflexão dos cidadãos, destina-se à participação de crianças e jovens dos quatro concelhos envolvidos no projeto “Europa do Futuro – Multifacetada e Unificada”.

Além de Setúbal, o concurso “A Europa Que Queremos Ser” está, assim, aberto aos concelhos de Aksakovo, na Bulgária, Igualada, em Espanha, e Nughedu Santa Vittoria, em Itália, com participações nos escalões etários dos 7 aos 13 anos, dos 14 aos 20 e dos 21 aos 29.

O evento convida os munícipes destas quatro cidades a apresentarem projetos inspirados nos valores da União Europeia nas áreas de fotografia, vídeo, ensaio, prosa, poesia e desenho.

As categorias de desenho, ensaio, poesia e prosa destinam-se a participantes dos 7 aos 29 anos. Em fotografia e vídeo podem concorrer jovens dos 14 aos 29 anos.

Os trabalhos escritos podem ser entregues nas línguas dos países envolvidos no projeto europeu.

O regulamento do concurso define ainda que cada participante pode candidatar-se em diferentes categorias e juntá-las numa única apresentação.

As candidaturas devem ser feitas até ao dia 31 através da página oficial do projeto europeu ou diretamente na ligação do concurso, que disponibiliza os regulamentos das diferentes áreas.

A seleção dos melhores trabalhos apresentados é feita em fevereiro por um júri composto por representantes dos quatro municípios, tendo em conta critérios como a criatividade e a originalidade, bem como a clareza da mensagem que se pretende transmitir.

Os nomes dos premiados são anunciados numa cerimónia oficial a realizar em março, em Aksakovo, Bulgária.

Os vencedores das categorias enquadradas nas idades entre os 7 e os 13 anos ganham tablets, enquanto os das categorias dos 14 aos 20 anos e dos 21 aos 29 têm direito a uma viagem a um dos países parceiros do projeto.

Os candidatos que fiquem em segundo lugar recebem uma caneta personalizada, uma máquina fotográfica ou uma câmara de vídeo e os terceiros classificados tem, direito a um cabaz de produtos relacionados com as cidades envolvidas.

O projeto comunitário intermunicipal “A Europa no Futuro – Multifacetada e Unida”, resultante de candidatura a apoios comunitários, integralmente financiada pela União Europeia no âmbito do programa “Europa para os Cidadãos”, envolve, além das quatro cidades, a empresa Bio Network Association.

Um dos objetivos é canalizar recursos e conhecimentos do poder local em benefício do desenvolvimento europeu, incentivando, ainda, a proximidade e participação cidadã ao nível da União Europeia.

O projeto, que agora promove o concurso “A Europa Que Queremos Ser”, está a desenvolver diversas iniciativas, nomeadamente encontros temáticos. Em abril de 2016, Setúbal acolheu a conferência “A Europa sob o Olhar dos Jovens”, em que participantes dos quatro países debateram assuntos relacionados com o futuro europeu e o papel da juventude.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign