17 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
fotografia 12 de Março de 2012
Concurso homenageia Zeca Afonso

A 9.ª Meia Maratona Fotográfica proporcionou, no dia 10, que cinquenta fotógrafos amadores de vários pontos do País explorassem Setúbal durante 12 horas à procura das melhores imagens relacionadas com José Afonso e o seu legado musical.

Erica, Vítor e Eduardo não são setubalenses, mas, profissionalmente ligados ao Concelho, resolveram participar em grupo na prova depois de terem visto um anúncio de rua e “pelo prazer na fotografia”.

Na paragem no segundo posto de controlo, ao início da tarde, para a seleção e entrega das primeiras imagens a concurso, o grupo foi unânime em reconhecer a dificuldade do desafio proposto no tema desta edição da prova, “Zeca Afonso”.

“Difícil!”, resumiram, com Erica a acrescentar que “complicado mesmo” são os subtemas, 12 álbuns de José Afonso. “Ou vamos pelo sentido literal dos títulos ou vai ser preciso puxar muito pela criatividade”, observou a participante, proveniente do Montijo.

“Boa sorte a todos para o ‘Cantigas do Maio’…”, desabafou Eduardo, natural de Almada, preocupado com a falta de inspiração para alguns dos subtemas do concurso.

Vítor, natural de França, mas a viver no Montijo, decorara a mochila com cravos e rosas, depois de ter passado no Mercado do Livramento na procura de adereços para um cenário que, de alguma maneira, aludisse ao tema da prova. “As flores são um ícone da Revolução e do período de José Afonso. Achámos que iriam ajudar mesmo que ainda nos falte descobrir exatamente como”, salientou.

Embora já conhecedores da cidade, os três participantes admitem que o concurso é um bom método para se conhecer ainda melhor Setúbal e os pormenores que dão vida ao Concelho. “Olhamos para tudo com o dobro da atenção e descobrimos muitos pormenores interessantes”, sublinhou Erica, com o grupo a admitir, porém, que o tema os retirou da rua durante algum tempo para estudar melhor na internet a vida de José Afonso, em particular os vinte anos que viveu na cidade.

De manhã, na receção dos concorrentes no Gabinete da Juventude da Câmara Municipal, Ana José Carvalho, chefe da Divisão de Cultura da Autarquia, recordou que, “ao longo das nove edições da prova, já houve temas de todo o género. Este ano associou-se o concurso aos 25 anos do desaparecimento do cantor e poeta de Abril. São temas subjetivos. Há pessoas que preferem assim e há outras que não. Agora depende da criatividade de cada um”.

Os vencedores da 9.ª Meia Maratona Fotográfica, organizada pela Câmara Municipal, são conhecidos no dia 28 de abril, no bar ArtKafé, numa cerimónia que, além da entrega de prémios, conta com a inauguração da exposição dos trabalhos premiados.

O número de participantes na 9.ª Meia Maratona Fotográfica, constatou Ana José Carvalho, apesar de não constituir um recorde, “está bem acima da média”, facto que ganha ainda mais relevo num ano em que foi necessário aumentar o preço das inscrições.

Sara Vigário, por exemplo, aderiu à prova a instantes do início, quando reparou que ainda seria possível inscrever-se, embora apenas se tenha juntado a dois amigos para lhes fazer companhia.

A viagem da fotógrafa das Caldas da Rainha acabou por se tornar mais interessante, agarrando a máquina digital de um amigo, ficando este com uma outra analógica.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign