11 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
mar 04 de Dezembro de 2014
Conferência destaca peso do porto

A importância da atividade portuária para o desenvolvimento económico da região foi destacada no dia 4 pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, na conferência “Porto de Setúbal – a resposta imediata/uma estratégia portuária coerente”, realizada no Fórum Municipal Luísa Todi.

“O Porto de Setúbal, por todas as potencialidades que possui, é um dos mais importantes fatores de desenvolvimento da base económica do concelho e da região”, afirmou Maria das Dores Meira, no encerramento da iniciativa organizada pela Comunidade Portuária de Setúbal.

A presidente da autarquia setubalense realçou que o Porto de Setúbal constitui um importante “fator chave de estruturação do território concelhio”, na medida em que funciona como “porta de ligação da península e, sobretudo, do concelho e da cidade de Setúbal, com o exterior”.

Maria das Dores Meira destacou a relação de parceria criada entre a Autarquia e a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, materializada com a assinatura de um protocolo de intenções que procura nortear as necessidades de desenvolvimento portuário em conjunto com os instrumentos municipais de ordenamento do território.

Uma das prioridades é o “desenvolvimento de um Programa de Ação Territorial que promova projetos comuns e complementares” com vista, nomeadamente, à melhoria da “articulação de Setúbal com o polo turístico de Troia e o Litoral Alentejano em matéria de transportes e acessibilidades”, apontou.

Nesta esfera estratégica surge a criação de uma plataforma intermodal na qual possam convergir os transportes rodoviários, ferroviários e fluviais e o estacionamento automóvel, equipamento fulcral para a “indispensável requalificação urbanística da frente ribeirinha de Setúbal”, vincou a autarca.

A náutica de recreio e turismo náutico foi outra das áreas evidenciadas pela presidente da Autarquia. “É uma dupla vertente de atividade económica com elevado potencial e de fator determinante para a valorização territorial e de revitalização do corredor ribeirinho.”

A afirmação de uma estratégia portuária coerente constituiu o grande objetivo da conferência, na qual Maria das Dores Meira enalteceu as mais-valias do Porto de Setúbal, em concreto a ampla capacidade instalada e o potencial de crescimento, com excelentes acessibilidades marítimas e ligações terrestres.  

“Quando se discute qual será a melhor solução para a construção de um terminal de contentores desejamos que a capacidade e o potencial do Porto de Setúbal sejam tidas em conta”, afirmou a autarca. Reforçou, contudo, que a escolha deve ser feita “com rigorosa avaliação dos custos e benefícios de cada uma das alternativas”

A conferência “Porto de Setúbal – a resposta imediata/uma estratégia portuária coerente”, realizada ao longo da manhã, incluiu a dinamização de dois painéis temáticos, com a participação de um conjunto de especialistas, assim como uma mesa redonda e um período de debate.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign