20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
artes 18 de Novembro de 2013
Conferência explica 'Winterreise'

A peça musical “Winterreise” e o ciclo de gravuras que Bartolomeu Cid dos Santos produziu para ilustrar esta composição de Schubert são analisados numa conferência que se realiza no dia 23 à noite, na Casa da Cultura.

No encontro, com início às 21h30, conduzido por Manuel Augusto Araújo, assessor de Cultura na Câmara Municipal, são apresentadas quatro interpretações do “Winterreise” (“A Viagem de Inverno”), respetivamente do barítono Dieter Fisher-Dieskau com o pianista Daniel Barenboim, que originou as gravuras de Bartolomeu Cid dos Santos, da dupla Peter Scheier/Sviatoslav Richter, de Hans Hotter/Gerald Moore e ainda de Matthias Goerne/Alfred Brendel.

Manuel Augusto Araújo faz, na sessão, uma ligação entre a obra musical e as gravuras que Bartolomeu Cid dos Santos produziu, em 1985, para ilustrar cada um dos 24 lieder que formam a peça romântica de Schubert.

As gravuras, concebidas através das técnicas de água-forte e água-tinta, encontram-se expostas na Casa da Cultura, até 10 de dezembro, o que sucede apenas pela segunda vez em Portugal, depois de terem sido mostradas em Tavira no ano em que o autor as produziu, há quase três décadas.

A conferência aborda as características particulares da peça musical, que reflete a enorme angústia sentida pelo compositor austríaco sobre a morte que se aproximava, o que viria a acontecer um ano depois.

Como Manuel Araújo vai explicar, as gravuras do português Bartolomeu Cid dos Santos ajudam a compreender melhor a obra de Schubert, que retrata a amargura de um indivíduo através da caminhada solitária por paisagens desoladas, sombrias e geladas, desprovidas de esperança.

A sessão do dia 23, de entrada livre, inclui ainda a projeção do filme “Bartolomeu Cid dos Santos – Por Terras Devastadas”, de Jorge Silva Melo, sobre a vida daquele que é reconhecido como um dos maiores artistas-gravadores do século XX.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign