22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 25 de Novembro de 2016
Conferência promovida em Espanha

Capacidades, visões e formas de abordar variadas atividades de Inteligência, fomentando a colaboração em matéria de gestão de emergência, foram debatidas, a 17 e 18 de novembro, nas Jornadas Técnicas "Inteligência e Emergências", realizadas em Ibiza, Espanha.

O encontro, organizado pela ASELF - Asociación Española de Lucha contra el Fuego, contou com a participação de técnicos e representantes de corpos de bombeiros e serviços de proteção civil, membros de forças militares e de Segurança, a par de investigadores universitários, comunicação social e empresas de tecnologia.

As Jornadas Técnicas “Inteligência e Emergências”, iniciativa particularmente vocacionada para uma área temática muito vasta, integraram a apresentação e debate de temas que se organizam em torno da "Geração de Inteligência e Sistemas de Comunicação aplicados à Gestão de Emergências".

Este encontro contribuiu com respostas em face da necessidade de ser abordada uma área temática que, embora registe um desenvolvimento incipiente em algumas organizações, se constitui como elemento fundamental tanto no âmbito operacional, como do ponto de vista de doutrina e muitos outros âmbitos.

Ao longo dos dois dias foram debatidos temáticas como "Inteligência aplicada às forças armadas. Aplicação e Aplicabilidade na Gestão de Emergências de Âmbito Civil", "Sistemas de Obtenção de Informação e Geração de Inteligência Operacional Aplicadas às Emergências" e "Os Meios de Comunicação e as Redes Sociais como fontes abertas no processo de geração de inteligência".

Nas Jornadas Técnicas, dinamizadas com o alto patrocínio de Sua Alteza o Rei de Espanha, foram ainda apresentadas intervenções subordinadas às temáticas "Infraestruturas e Sistemas Tecnológicos de Informação e Comunicação, Experiências e Tendências" e "Inteligência e Operações, Operações e Inteligência".

No encontro, uma delegação do Serviço Municipal de Proteção Civil de Setúbal, além da oportunidade de abordar temáticas e casos de estudo relativos a uma temática que continua sem obter em Portugal a devida atenção, promoveu a Conferência Internacional de Riscos, Segurança e Cidadania, a realizar em Setúbal.

O coordenador do Serviço Municipal de Proteção civil e Bombeiros, José Luís Bucho, apresentou uma comunicação na qual divulgou a conferência internacional que reúne, nos dias 30 e 31 de março, um vasto conjunto de personalidades e especialistas, nomeadamente em representação da ONU, Comissão Europeia e Conselho da Europa.

Nesta conferência, enquadrada na estratégia do Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, agendada para os dias 30 e 31 de março de 2017, são esperados diversos peritos nacionais e internacionais para partilhar conhecimentos e refletir sobre diversas matérias na área da Proteção Civil

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign