27 de Abril de 2017
15º
max. 21º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
conferência 20 de Março de 2017
Conferência viaja por história sadina

“Revisitando a Setúbal de Seiscentos: Almeida Carvalho e Outros Olhares” é o título de uma conferência da historiadora Laurinda Abreu, professora da Universidade de Évora, a realizar no dia 24, no Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal.

A palestra, com início às 21h30, integra as Comemorações do II Centenário do Nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho (1817-1897), programa que o Museu de Arqueologia e Etnografia está a desenvolver em Setúbal até setembro, através de uma parceria com a Câmara Municipal.

No encontro do dia 24, que chegou a estar agendado para o dia 31, Laurinda Abreu explora contributos de Almeida Carvalho para o estudo da história local, nomeadamente do século XVII.

A partir desses estudos, elaborados numa altura em que a História e a Arqueologia despontavam no país enquanto ciências humanas, a historiadora e professora da Universidade de Évora traça um paralelismo com a forma como os investigadores analisam atualmente o século XVII em Setúbal.

A conferência, de entrada livre, antecede outro evento das comemorações do bicentenário, a exposição documental “Almeida Carvalho nas suas múltiplas dimensões”.

A mostra, também de entrada livre, é inaugurada no dia 3, às 15h00, e está patente ao público na Sala Polivalente do Arquivo Distrital de Setúbal, de segunda a sexta-feira, das 09h15 às 12h30 e das 13h30 às 16h45.

As Comemorações do II Centenário do Nascimento de João Carlos d’Almeida Carvalho contam com vários parceiros locais, nomeadamente a Associação de Municípios da Região de Setúbal, o Arquivo Distrital de Setúbal, a Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e a Universidade Sénior de Setúbal.

Almeida Carvalho, natural de Setúbal, foi um dos percursores do estudo sistemático e científico da história da região. Destacou-se ainda noutros setores da sociedade portuguesa do século XIX, como a política, e está na génese do associativismo mutualista em Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign