26 de Abril de 2018
13º
max. 23º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
reunião 21 de Dezembro de 2017
Convento prepara nova envolvente

A adjudicação da empreitada de requalificação da zona envolvente ao Convento de Jesus, investimento superior a 1,5 milhões na melhoria da qualidade urbanística daquela área nobre da cidade, foi aprovada no dia 20, em reunião pública, pela Câmara Municipal.

A empreitada “Requalificação da Envolvente do Convento de Jesus”, foi adjudicada por concurso público à empresa Arquijardim, SA., que dispõe de um prazo de 365 dias para executar a obra, orçada em 1 milhão e 469 mil 655,96 euros, valor ao qual acresce IVA à taxa legal em vigor.

A intervenção impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal tem como objetivo a adoção de medidas destinadas a melhorar o ambiente urbano e enquadra-se na estratégia camarária de reabilitação física do edificado destinado a equipamentos de utilização coletiva e do espaço público envolvente ao Convento de Jesus.

A empreitada inclui, na praça defronte do Convento de Jesus, a execução de um conjunto de trabalhos de requalificação com ações ao nível de infraestruturas e equipamentos hidráulicos e elétricos, de beneficiação paisagística e de conservação e restauro do património.

A operação urbanística destinada a requalificar o espaço urbano engloba ainda intervenções numa área de estacionamento localizada a norte/poente do Convento de Jesus, neste caso com ações que visam a instalação de uma rede de drenagem de pluviais, de sistemas de iluminação e trabalhos de arqueologia.


Doações levam água a Quelimane

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, ainda, a aceitação de doações no âmbito de uma campanha solidária para construção de poços de captação de água potável em Quelimane, Moçambique.

A campanha impulsionada pela Câmara Municipal de Setúbal contou com o apoio mecenático de cinco empresas da região, que fizeram doações para a construção de um ou mais poços de captação de água potável em Quelimane, cujo valor unitário está orçado em 2 mil e 965 euros.

Associaram-se a esta causa solidária em Quelimane, cidade com a qual Setúbal tem um protocolo de geminação desde 2000, a M Lupi-Sociedade Imobiliária Unipessoal Lda., a Mobilift Portugal Lda., a VSObras24h Unipessoal, Lda., a Herdade de Algeruz Empreendimentos Turísticos Lda. e a Squareview Lda.

A campanha deu resposta a uma necessidade identificada aquando da visita, no ano passado, de uma delegação setubalense àquela cidade moçambicana, altura em que foi partilhada pelos autarcas locais a dificuldade de a população residente em bairros periféricos aceder a água potável.

A escassez de água registada naquela zona obriga a que as pessoas percorram, diariamente, grandes distâncias para obter água, situação que se torna mais preocupante no caso das crianças, o que contribui para uma taxa de abandono escolar na ordem dos 62 por cento.

“A Câmara Municipal de Setúbal decidiu lançar uma campanha de angariação de fundos para a construção de poços de captação de água potável de forma a mitigar este gravíssimo problema e assim mudar o presente e construir o futuro de muitos milhares de crianças”, sublinha a deliberação.

Além da aceitação das doações, a autarquia deliberou a aprovação de um voto de agradecimento às empresas pelo apoio concedido e de uma declaração às empresas para efeitos fiscais dos montantes doados para a construção dos poços de captação de água potável em Quelimane.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign