24 de Outubro de 2017
16º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
educação 24 de Outubro de 2013
Convívio divulga apostas na Educação

Mais de 500 pessoas marcaram presença na cerimónia de receção à comunidade educativa, realizada no dia 23, no Fórum Municipal Luísa Todi, numa iniciativa em que a presidente da Câmara Municipal de Setúbal destacou o investimento autárquico na Educação.

“É com enorme orgulho e satisfação que vemos trabalho realizado”, afirmou Maria das Dores Meira no discurso de boas-vindas aos professores e técnicos que vão trabalhar nas escolas do concelho durante o ano letivo de 2013/2014 presentes, no dia 23, à tarde, no Fórum Luísa Todi.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, ao recordar “as enormes carências e necessidades” na primeira visita ao parque escolar do município, evidenciou “o protagonismo e o papel principal que a educação tem representado nos últimos anos nas prioridades do executivo camarário”.

“Nada é como antes, e ainda bem que assim é”, sublinhou Maria das Dores Meira, ao destacar que com a construção novas escolas, a reabilitação e apetrechamento de outros equipamentos, “70 por cento dos estabelecimentos de ensino já funcionam em regime normal”.

O reforço da cobertura da rede de educação pré-escolar no concelho, a dinamização de atividades de apoio às famílias em todos os jardins de infância e a implementação do Plano Tecnológico do 1º ciclo, com computadores na sala de aula, quadros interativos e internet, foram outras mudanças assinaladas.

O trabalho dinamizado pelas juntas de freguesia do concelho graças aos protocolos de delegação de competências também foi enaltecido por Maria das Dores Meira. “Têm correspondido de uma forma pronta e eficiente na manutenção e arranjo dos espaços escolares”, destacou a presidente da Câmara Municipal.

Na intervenção da autarca ficaram espelhadas as preocupações do Executivo municipal com o atual período económico-social, apontando, em concreto, os cortes nas transferências do orçamento de Estado de 2014 para as autarquias, por via das políticas de austeridade praticadas pelo atual Governo.

“Os cortes na educação tornam a nossa tarefa, que é de todos, mais difícil. Certamente muita coisa ainda está por fazer, e que gostaríamos de resolver tão prontamente como desejado. Com estas restrições somos forçados a abrandar, mas nunca a desistir”, afirmou, convicta.

Na cerimónia que celebrou o início de mais um ano letivo, Maria das Dores Meira deixou ainda uma mensagem de apoio a toda a comunidade educativa. “Fazemos da educação a nossa bandeira. Não é só no papel, é no terreno, na ação, convosco, ao vosso lado.”

A habitual festa e confraternização dos agentes e intervenientes na comunidade educativa contou com momentos de música e de dança pelos BelaBatuke, grupo de percussão dinamizado por estudantes da EB 2,3 + S da Bela Vista e pelo Coro Lima Vox, composto por alunos do 5.º ao 12.º ano da EB 2,3 + S Lima de Freitas.

Além de atuações individuais, os dois grupos, num total de 85 crianças, estiveram juntos em palco no Fórum Municipal Luísa Todi para uma atuação conjunta, com ritmos e danças que arrancaram demorados aplausos. No final do evento foi ainda exibido o filme “Setúbal: Cultura e Educação”.

O programa de Receção à Comunidade Educativa, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, inclui ainda, ao longo do ano, um conjunto de atividades que visa dar a conhecer a toda a comunidade educativa os recursos culturais, desportivos e naturais, bem como alguns dos novos equipamentos numa perspetiva de proximidade com a autarquia e com as diferentes entidades e agentes educativos e culturais.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign