14 de Dezembro de 2017
13º
max. 17º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
visita 08 de Junho de 2016
Crianças à descoberta da autarquia

Duas dezenas de crianças da Escola Básica dos Pinheirinhos estiveram na manhã de dia 8 nos Paços do Concelho com a presidente da Câmara Municipal, no âmbito das atividades do Dia Internacional dos Arquivos.

Têm todos 9 anos e são alunos do 4.º ano da EB n.º 4 dos Pinheirinhos. As 23 crianças foram recebidas na manhã de dia 8 no gabinete da presidente da autarquia, Maria das Dores Meira. Para a maioria foi a primeira vez que visitaram um edifício camarário e estiveram frente a frente com a autarca.

À entrada do gabinete, Maria das Dores Meira cumprimentou os alunos com o refrão de umas das músicas preferidas das crianças desta idade: “Tá tranquilo, tá favorável.”

Os alunos, ao sentirem-se de imediato à vontade, acomodando-se de forma natural e sentaram-se, uns no sofá, outros no chão.

A curiosidade era muita e os olhares percorriam toda a sala, enquanto a autarca lhes recordava os tempos em que, ela mesmo, frequentou a escola primária.

Nesta visita ao Gabinete da Presidência, Maria das Dores Meira falou do seu papel enquanto presidente do município, qual a hierarquia de uma câmara e de que forma os cidadãos se podem candidatar à função que desempenha.

No final do encontro, foi a vez de dar voz aos mais novos e responder às suas questões. Ana Micaela quis saber se “é fácil ser presidente?”, pergunta que fez sorrir muitos dos presentes na sala.

“Não, não é. É muito difícil, porque às vezes temos de nos chatear um bocadinho e eu gosto mais de um ambiente cordial e amigo”, afirmou Maria das Dores Meira, para, de seguida, esclarecer Diana de que, apesar das dificuldades da sua função, adora aquilo que faz e adora Setúbal.

“Aquilo que mais gosto de fazer são obras. Acho que estou a fazer um bom trabalho de transformação e vocês estão a ajudar-me. A começar por aquilo que estamos aqui a fazer hoje: até então ninguém entrava no gabinete de presidente da câmara”, exemplificou.

Esta visita dos alunos da EB n.º 4 dos Pinheirinhos aos Paços do Concelho integra as comemorações locais do Dia Internacional dos Arquivos, cujo tema deste ano é “O Arquivo Municipal: na perpetuação da memória coletiva”.

Durante a visita, as crianças tiveram a oportunidade de estar no Arquivo Municipal de Setúbal, para conhecerem a história deste espaço que reúne documentação do concelho e receberem noções sobre o trabalho que desenvolve.

Antes, já haviam passado pela Sala de Sessões, onde simularam uma reunião de Câmara. Depois, conheceram o Serviço Municipal de Apoio aos Órgãos Municipais, local onde são transcritas as gravações de cada reunião pública para elaboração das atas respetivas.

No plano das atividades desenvolvidas no âmbito do Dia Internacional dos Aquivos, amanhã, dia em que se assinala esta efeméride, a EB de Azeitão recebe a Festa do Foral, entre as 16h00 e as 20h00, de recriação da época de atribuição do foral manuelino a Setúbal, há quinhentos anos.

O Arquivo Municipal de Setúbal aproveita ainda o Dia Internacional dos Arquivos para divulgar aos participantes nas diversas atividades a existência de uma página própria de internet, na qual podem ser consultados documentos digitalizados.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign