18 de Outubro de 2017
15º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
visita 10 de Maio de 2013
Crianças à descoberta da História

Mais de meia centena de crianças partem à descoberta da história local no dia 20, em Setúbal, numa manhã diferente com atividades de estímulo ao conhecimento e preservação do património.

A divulgação, defesa e conservação da história de Setúbal e a mostra das funções e do acervo documental municipal são alguns dos objetivos de “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense”, que decorre em formato de itinerários.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal em parceria com a Fundação Escola Profissional de Setúbal, abrange um grupo de 61 crianças, dos 4 aos 10 anos, da EB1/JI da Gâmbia.

Entre várias ações, com início às 10h00, os participantes visitam alguns espaços dos Paços do Concelho, como a Sala de Sessões, o Salão Nobre e o Arquivo Municipal, serviço onde decorre a atividade “Operário por um dia”, baseada no desempenho das profissões associadas à indústria conserveira.

Neste mesmo serviço municipal são mostrados vários tipos de documentos, como ofícios, livros de atas e plantas antigas do concelho, onde são explicados os cuidados a ter com a sua preservação.

Na Casa Bocage, podem ser consultadas as fotos do Arquivo Municipal Américo Ribeiro, com um desafio às crianças para identificarem os locais atuais a partir de imagens antigas. Na Casa da Cultura, onde igualmente são apresentadas fotos de Américo Ribeiro, há ainda ateliers musicais.

A ação inclui o visionamento de filmes antigos no Fórum Municipal Luísa Todi para desenvolvimento de atividades, numa ação complementada com conselhos sobre a importância do registo cinematográfico e os modos de conservação.

A ação “Na Rota do Documento – À Descoberta do Património Documental Setubalense”, pretende fomentar nos alunos uma consciencialização das regras básicas de conservação e preservação dos vários tipos documentais apresentados, bem como tornar as crianças em agentes difusores da memória coletiva do concelho de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign