23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
alimentação 18 de Fevereiro de 2016
Crianças cantam hinos à fruta

Cinco escolas de Setúbal participam no concurso “Hinos da Fruta”, prova de sensibilização da população para a importância da alimentação saudável no âmbito da qual está a decorrer uma votação no país para a seleção das melhores músicas.

A iniciativa integra a quinta edição do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, dinamizada pela APCOI – Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil com a finalidade de promover, entre crianças e adultos, hábitos saudáveis de alimentação, em particular através do consumo de fruta.

No âmbito do “Hinos da Fruta”, os mais de 52 mil alunos do país envolvidos no projeto “Heróis da Fruta” criaram e interpretaram canções inspiradas nas lições aprendidas em atividades realizadas ao longo do ano letivo.

Os hinos são apresentados por turma ou escola, sendo que o concelho de Setúbal está representado pelos jardins de infância Arco Íris e Viva Kids e pelas escolas básicas n.º 7 Fonte do Lavra, n.º 5 de Setúbal e de Vila Nogueira de Azeitão.

A votação nacional, na qual são apurados 80 vídeos finalistas de hinos, decorre até ao final do dia 10 de março, com os votos a serem submetidos por chamada telefónica.

Os desempenhos de cada escola podem ser vistos em www.heroisdafruta.com e os números para votar nos hinos favoritos são divulgados nas respetivas páginas de visualização de cada participação.

Os votos nos hinos são convertidos em donativos para a “Missão 1 Quilo de Ajuda”, fundo social criado pela APCOI para a distribuição gratuita de cabazes semanais nas escolas de apoio à inclusão da fruta no lanche escolar dos alunos mais carenciados.

O público que votar nos hinos habilita-se, em paralelo, a ganhar vários prémios, nomeadamente experiências em parques aquáticos, zoológicos, museus, aquários, centros de ciência viva e parques de diversões, e, para quem mais votar, uma viagem aos Açores.

O projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável” conta, no ano letivo de 2015/2016, com o envolvimento de 52.832 alunos de 2607 turmas de 875 jardins de infância e escolas básicas do 1.º ciclo de todo o país.

Trata-se do maior programa gratuito na atualidade de educação para a saúde, sendo também um dos que apresentam maiores taxas de sucesso na área da reeducação alimentar infantil em Portugal. As estatísticas indicam que o projeto aumenta em 42 por cento o consumo diário de fruta pelas crianças abrangidas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign