20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
folia 24 de Fevereiro de 2017
Crianças dão fantasia ao Carnaval

Mais de 1200 crianças de jardins de infância e escolas do 1.º ciclo do ensino básico do concelho encheram na manhã de dia 24 a Baixa de Setúbal de cor e animação.

Sevilhanas, cowboys, super-heróis, bruxas, fadas, futebolistas e até os Pasmadinhos de Setúbal, que saíram vencedores, participaram no desfile da comunidade educativa, que começou na Praça de Bocage, prosseguindo por várias ruas da Baixa, com regresso ao ponto de partida.

Muitos dos disfarces foram confecionados nos próprios estabelecimentos de ensino, como os pasmadinhos, trajes típicos de diversos países, frutas e animais, alguns dos quais com recurso à reutilização de materiais.

Um grupo da Academia de Teatro e Artes de Setúbal (ACTAS) e alunos do curso de Animação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, vestidos de palhaços e envergando outros disfarces, animaram as crianças ao longo do desfile, bem como um grupo de tambores da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Todas as crianças foram premiadas com um certificado de participação e um voucher para o Cinema Charlot – Auditório Municipal, mas antes assistiram a uma animação de palco concebida pela ACTAS especialmente para a festa de Carnaval da comunidade educativa, protagonizada pelas personagens Gata Marquesa, Gato Vilão, Cão Duque e Cão Predador.

No final foram anunciados os três melhores grupos de participantes, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, da vereadora Carla Guerreiro, do presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, e de uma representante dos comerciantes da Baixa.

Em primeiro lugar ficou a instituição O Sonho, composta pelas valências Pirilampo, O Sonho e O Ninho, cujas crianças envergavam os trajes dos Pasmadinhos de Setúbal, como a Lavadeira de Azeitão, o Frade Arrábido, a Maria Baía e o Descarregador de Peixe.

Elsa Rodrigues, autora das peças de cerâmica da coleção Maria Pó com réplicas de grandes dimensões instaladas no Parque do Bonfim, assistiu entusiasmada ao desfile dos pasmadinhos e confessou-se “muito emocionada” com a ideia da instituição O Sonho.

“Os pasmadinhos não são meus, são da cidade, e é uma delícia ver as crianças vestidas desta forma. Cada traje é mais bonito do que o outro. É muito emocionante.”

O presidente de O Sonho, Florival Cardoso, sublinhou que todos os anos a instituição “faz os possíveis para levar ao desfile temas relacionados com a cidade” e para confecionar os fatos com o empenhamento de todos os colaboradores.   

O Infantário O Escorrega, com o tema “O Mundo”, com roupas características de diversos países, entre os quais Portugal, China e Brasil, ficou no segundo posto.

A terceira posição coube ao Jardim de Infância O Girassol que se inspirou na comida saudável.

Os três melhores participantes receberam vales em material escolar.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign