11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
festival 29 de Maio de 2015
Crianças desfilam alegria musical

Perto de mil crianças e jovens participaram, no dia 29, de manhã, num desfile de percussão da quinta edição do Festival de Música de Setúbal, que encheu a Avenida Luísa Todi de cor, som e diversão.

“Ao longo destes cinco anos, mais de quatro mil crianças de escolas de Setúbal, separadas pelas suas singularidades, mas unidas através da magia contagiante do ritmo, têm, neste desfile, celebrado o festival ao som das suas percussões e dos figurinos, elaborados com materiais reciclados e muita imaginação”, apontou Fernando Molina, coordenador desta apresentação.

A festa começou muito tempo antes de o desfile percorrer a Avenida Luísa Todi, com uma multidão de crianças, jovens, professores e encarregados de educação a juntar-se ao som de batuques e tambores no Largo José Afonso, o que ajudou a ensaiar e afinar as coreografias.

No início do espetáculo, cada grupo de escolas ia tocando os ritmos dos respetivos estabelecimentos de ensino, enquanto Fernando Molina falava aos jovens percussionistas para organizar o desfile, dar ânimo e seguirem sempre as instruções. “Quando eu mandar parar, temos de parar todos ao mesmo tempo até ouvirmos o som dos passarinhos na Serra da Arrábida.”

A concretização desta atuação, salientou, “só é possível graças à adesão e ao apoio, com sensibilidade e dedicação, de todos os professores e de todos os que valorizam a arte”.

Na tradicional iniciativa do festival marcaram presença utentes da APPACDM de Setúbal e alunos das escolas básicas Barbosa du Bocage, Luísa Todi, Aranguez, Azeitão e Brejoeira e das básicas e secundárias Lima de Freitas e Ordem de Sant’Iago.

Como o “Clima” é o tema desta edição do Festival de Música de Setúbal, os instrumentos usados pelos jovens foram construídos de forma criativa e, em grande parte, ambientalmente sustentáveis. Chapéus de chuva decorados com caricas e tampas de garrafas de água, sacos de plástico e tambores simularam o som do vento e da trovoada no percurso do desfile, na Avenida Luísa Todi.

Durante o trajeto, várias pessoas assistiram ao desfile de instrumentos de percussão improvisados e reciclados. Fernando Pestana esperou a passagem do filho, de 14 anos, com o telemóvel pronto para uma fotografia. “Isto está muito giro e é ótimo para as crianças.”

O Festival de Música de Setúbal, organizado pela A7M – Associação Festival de Música de Setúbal, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, da The Helen Hamlyn Trust e da Fundação Calouste Gulbenkian, decorre até dia 31.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign