15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
artes 18 de Abril de 2016
Crianças e jovens pintam golfinhos

O concurso “Golfinho Parade 2016”, destinado à criação de réplicas decoradas de roazes-corvineiros, para exposição na zona ribeirinha de Setúbal, conta com meia de participantes selecionados, entre crianças e jovens.

Os autores dos desenhos enviados, alunos dos jardins de infância e das escolas dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos e secundárias do concelho, em equipa com um professor como representante legal, vão pintar réplicas dos golfinhos que habitam o Estuário do Sado.

As cinquenta crianças e jovens são alunos da Cáritas Diocesana de Setúbal – Clube de Jovens, Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi, Escola Secundária D. Manuel Martins, Escola Básica e Secundária Ordem de Sant’Iago, Centro Social Paroquial Nossa Senhora da Anunciada – Jardim de Infância Aquário e Jardim de Infância A Nuvem, EB/JI n.º 5, EB/JI da Azeda e Escola Profissional Cristóvão Colombo – Polo Setúbal.

A decoração das vinte esculturas de resina, com 2,5 metros de comprimento, à escala, facultadas pela autarquia aos participantes, que também cede os materiais de pintura, decorre entre 26 de abril e 29 de maio.

A colocação das réplicas renovadas na Doca dos Pescadores é feita entre 30 de maio e 8 de junho, data a partir da qual o público pode apreciar as obras, representativas de três posições consideradas icónicas do movimento dos golfinhos – a sair da água, a sobrevoá-la e a mergulhar.

Esta nova decoração das vinte esculturas de golfinhos, que contou com um total de duas centenas de inscritos, dos quais cinquenta foram selecionados, resulta da proposta, feita por uma candidata que participou na primeira edição, de 2011, de restaurar o seu exemplar.

A Câmara Municipal de Setúbal contactou os outros sete vencedores individuais dessa edição no sentido de lhes lançar o mesmo desafio, dos quais dois aceitaram. Esses três concorrentes de 2011 vão assim repintar os exemplares respetivos, enquanto as 17 restantes réplicas ficam a cargo dos selecionados este ano.

De salientar que a edição de 2016 do concurso Golfinho Parade foi aberta a todos os jardins de infância e a todas as escolas dos três ciclos do básico e do secundário da rede pública, privada e solidária do concelho de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign