23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
árvore 21 de Março de 2014
Crianças plantam árvores na Algodeia

Cerca de 300 crianças do pré-escolar e do 1.º ciclo plantaram no dia 21, no Parque da Algodeia, choupos, freixos e gincos para comemorar o Dia Mundial da Árvore.

Durante a iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, os serviços técnicos de jardins da Autarquia ajudaram crianças dos 4 aos 9 anos a plantar um total de 12 árvores naquela zona verde.

O vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina, marcou presença na atividade, na qual ajudou algumas crianças do Jardim Infantil de Setúbal a plantar um ginco.

À medida que as árvores iam sendo plantadas, a equipa de arboricultores da Câmara Municipal explicavam aos pequenos ambientalistas os processos a decorrer e acrescentavam algumas curiosidades sobres os espécimes que passaram a ocupar a partir de hoje o Parque da Algodeia.

“Estão a ver estas bolinhas? Sabem o que é? É o bife com batatas fritas da árvore. Da mesma maneira que quando vocês comem um bife ficam mais fortes, estas bolinhas, chamadas de adubo, ajudam as árvores a crescer”, ilustrou o arboricultor Marco Galvão a uma turma do 3.º ano da EB1/JI dos Arcos.

Todas as crianças puderam pegar em pás e tapar as raízes das árvores e tiveram oportunidade de as regar. De caminho, ficaram ainda a saber que o “tutor” é o pau que ajuda as árvores a crescer na vertical, “como que um pai delas”, ou que a “calha” é o formato que se dá à terra que tapa as raízes para ajudar a água a permanecer junto do tronco.

No final da pequena “aula”, o Fernando, 8 anos, recordava algumas das coisas que havia aprendido. “Então o adubo é a comida da árvore”, refrescava a memória o petiz, enquanto gaguejava sobre o nome da árvore que havia acabado de ajudar a plantar.

Os alunos mais velhos, do 4.º ano, têm ainda pela frente o desafio de pesquisar, já na escola, mais informações sobre os espécimes que hoje ocuparam um lugar no Parque da Algodeia.

O vereador Pedro Pina aproveitou a manhã para, na EB1/JI dos Arcos, ler uma história a um grupo de crianças do jardim de infância. Do livro gráfico “A Árvore”, de Iela Mari, nasceu uma história criada em conjunto pelo autarca e pela pequena plateia.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign