15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
sensibilização 10 de Maio de 2017
Crianças sorriem para a vida

Mais de quatro centenas de alunos do 1.º ciclo de três estabelecimentos de ensino de Setúbal participam no dia 10, na Escola Secundária Sebastião da Gama, numa atividade de promoção da saúde oral.

A iniciativa, organizada pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Arrábida em parceria com o Agrupamento de Escolas Lima Freitas e a EB da Bela Vista, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, marca o encerramento do projeto Sorrir para a Vida, apoiado financeiramente pela Missão Continente.

“Identificámos três escolas no concelho onde os índices de cárie dentária são mais elevados e apresentámos uma candidatura à Missão Continente. O objetivo é dotar os alunos dos recursos necessários e desenvolver competências de forma a capacitá-los para o autocuidado em saúde oral”, explica a higienista oral Andredina Cardoso, do ACES Arrábida e uma das coordenadoras locais do Programa Nacional de Promoção de Saúde Oral.

O projeto foi implementado, ao longo do ano letivo 2016/2017, nas escolas básicas da Bela Vista, do Viso e n.º 9 do Casal das Figueiras, num universo de mais de 1200 crianças, com a realização de diversas atividades lúdicas e pedagógicas.

A verba recebida da Missão Continente permitiu a aquisição de centenas de escovas de dentes, que foram distribuídas pelas escolas, para possibilitar a escovagem na sala de aula, bem como diversos materiais pedagógicos que foram utilizados nas atividades desenvolvidas ao longo do ano.

Para Andredina Cardoso, tem sido gratificante perceber que os resultados conquistados são positivos, uma vez que o projeto “fomentou a escovagem dos dentes na sala de aula, bem como melhorou os hábitos de saúde oral das crianças”.

O Sorrir para a Vida encerra hoje, oficialmente, no campo de jogos da Escola Sebastião da Gama com uma atividade dinamizada pelas higienistas orais Andredina Cardoso e Sónia Silva em parceria com sete dezenas de alunos dos cursos profissionais de Técnico Auxiliar de Saúde e de Apoio à Infância, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas.

A animação das crianças que vão chegando é contagiante. Curiosas, tentam perceber porque estão a viver um dia diferente, fora da escola.

“Eu acho que nos vão ensinar a lavar os dentes”, diz uma menina, que é logo interrompida por um colega. “Mas eu já sei lavar os dentes. Lavo todos os dias!”.

A música que dá início ao circuito de 45 minutos que vão percorrer no pavilhão, para participarem em várias atividades, interrompe a conversa e a animação começa. 

Primeiro, participam num momento de dança, coreografado pelos alunos promotores da saúde, do Agrupamento de Escolas Lima de Freitas, e depois seguem para o primeiro ponto, onde é feita a medição da altura.

Na segunda estação do circuito, realiza-se a pesagem e, na terceira, as crianças participam em atividades de promoção da saúde oral, onde os estudantes promotores da saúde tentam perceber os hábitos de higiene de cada turma.

“As crianças apreenderam bem os conhecimentos transmitidos sobre a técnica correta da lavagem e criaram hábitos regulares”, sublinha Andredina Cardoso.  

No final, os alunos são desafiados a assumir um compromisso de honra para adotar hábitos saudáveis e todos repetem, com entusiasmo, as palavras de Andredina Cardoso.

“Prometo por minha honra cuidar da minha saúde e do meu sorriso. Comprometo-me a comer todos os dias frutas e legumes, evitar comer doces, fazer exercício físico, deitar cedo e escovar os dentes todos os dias. E, por isso, prometo sempre sorrir para a vida.”

O circuito de cada turma termina com uma fotografia de grupo para simbolizar o encerramento do projeto Sorrir para a Vida.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign