20 de Outubro de 2017
20º
max. 20º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
férias 21 de Dezembro de 2016
Crianças visitam Paços do Concelho

Mais de sete dezenas de crianças a frequentar um programa ocupacional de férias do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, na Bela Vista, visitaram na tarde de dia 21 os Paços do Concelho e deram as boas-festas à presidente da autarquia.

O edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal foi descoberto, pela primeira vez, pela grande maioria das crianças dos 6 aos 12 anos, dos cinco bairros do território da Bela Vista que participam nesta edição do “Férias do Bairro”, iniciativa do programa que estimula a participação ativa de moradores em ações de melhoria da comunidade.

“É um grande prazer recebê-los neste espaço que é vosso”, partilhou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, que, na receção ao grupo de crianças realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho, endereçou votos de um feliz Natal e um próspero Ano Novo.

No encontro, a autarca lançou o repto aos mais novos para que protejam a comunidade e os espaços nos quais residem. “Cuidem dos vossos bairros pois eles são a vossa casa. Queremos que tenham uma vida feliz. Quanto mais felizes vocês forem, mais bonita é a nossa cidade.”

Além das boas-festas, a autarca recebeu das crianças alguns presentes feitos pelos próprios e um convite para a festa de encerramento da edição de Natal do “Férias no Bairro”, a realizar na manhã de dia 22, no Centro Multicultural, na Quinta de Santo António.

A visita ao edifício-sede da Câmara Municipal de Setúbal, explicou o vereador Carlos Rabaçal, procurou “dar a conhecer os Paços do Concelho, uma vez que muitas das crianças não conheciam o espaço”, uma “casa que é de todos na qual se decide aquilo que acontece no concelho”.

Por outro lado, mais relevante do que a visita foi o contacto com a presidente da autarquia. “Tomaram a iniciativa e fizeram a proposta de vir à Câmara Municipal desejar as boas-festas. É o momento alto, diferente e interessante, do processo Férias no Bairro”.

O programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, lançado em 2012 pela autarquia, dinamiza, com o envolvimento direto dos moradores, um conjunto de ações e iniciativas em variados setores de intervenção que visam a melhoria do território e de aumento da qualidade de vida das populações.

A iniciativa “Férias no Bairro” é dos muitos exemplos do espírito de participação ativa impulsionado no âmbito do programa que, há mais de quatro anos, mobiliza os moradores do território abrangido pelos bairros Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O “Férias no Bairro” é uma iniciativa que visa garantir atividades ocupacionais com qualidade, que vão do desporto ao lazer e à cultura, durante períodos de férias escolares, concretamente nas épocas festivas de Natal e da Páscoa, assim como no verão, altura em que a ação ganha maior expressão.

“Mais interessante é que é um processo dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal como o apoio da Junta de Freguesia de São Sebastião e cujo enquadramento das crianças nas atividades é feito por jovens dos próprios bairros, monitores com que receberam formação técnica”, indicou Carlos Rabaçal.

O vereador adiantou ainda que a autarquia está “a trabalhar numa perspetiva de ampliação da iniciativa Férias no Bairro, envolvendo instituições para ir, tão longe quanto possível, na capacidade de resposta às necessidades ocupacionais durante os períodos de férias letivas”.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade é programa dinamizado pela autarquia em estreita articulação com moradores, que assenta na premissa de que todas as ações devem ser protagonizadas pelas próprias pessoas, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign