19 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
museus 11 de Maio de 2012
Cultura museológica de dia e de noite

Visitas ao centro histórico de Setúbal, a exposições e aos espaços museológicos fazem parte do programa que assinala, no dia 18, o Dia Internacional dos Museus e, a 19, a Noite do Museus.

As atividades preparadas pela Câmara Municipal começam um dia antes, na manhã de 17, para os alunos das escolas básicas do 1.º ciclo da Bela Vista, da Fonte do Lavra e Rumo ao Sucesso, com um “Museu-paper no Centro Histórico de Setúbal”.

Ao longo do Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, a Casa Bocage promove visitas à exposição permanente “As Sete Musas de Bocage”. No mesmo espaço, entre as 10h00 e as 12h00, os visitantes podem assistir ao visionamento de imagens sobre Setúbal do século XX do Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro, no âmbito do projeto “Memórias”, que conta com a participação do Centro Comunitário S. Sebastião.

À tarde, no Museu de Setúbal/Convento de Jesus, a Universidade Sénior de Setúbal visita, a partir das 15h00, a Galeria de Pintura Quinhentista e a Igreja e o Claustro do Convento.

Em Azeitão, o Museu Sebastião da Gama recebe às 16h00 uma atuação musical pelo Grupo Coral da Universidade Sénior de Azeitão, dirigido pelo maestro Joaquim Caineta.

Já na Oficina de Artefactos Metálicos – Polo do Museu do Trabalho Michel Giacometti, os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais 1 da APPACDM de Setúbal oferecem um lanche-convívio “Chá e Doces na Oficina – Museu”, das 17h00 às 19h30, e uma visita à exposição “Nós Trabalhamos com as Máquinas”, de maquinaria e ferramentas adaptadas a pessoas portadoras de deficiências.

Uma visita guiada a locais representativos da ocupação histórica da cidade, da época romana à atualidade, tem início marcado para as 21h00. Intitulada “Setúbal, na noite dos Tempos”, a iniciativa tem no Largo de Jesus o ponto de encontro.

Ainda ao longo do Dia Internacional dos Museus, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal oferece os ateliers “Gravando Memórias”, “Do Museu ao Rio” e “Adornos do passado e do futuro”, visionamento do filme “A Gruta dos Sonhos Perdidos”, de Werner Herzog, e visitas guiadas.

Nessa noite, às 21h30, António Laertes dirige a palestra “Grandes Músicos, Tenores, Maestros e Pianistas que tecem a história da música atual”.

A 19 é a Noite dos Museus que proporciona experiências diferentes aos visitantes. A partir das 21h00, realiza-se a palestra “A Educação não tem Idade: nunca é tarde para recomeçar!”, por Rosa Silvestre, no Museu Sebastião da Gama.

Na Casa Bocage, às 21h30, Paulo Borges aborda o tema “A emergência de um novo paradigma civilizacional”, ao mesmo tempo que decorrem, das 21h00 às 24h00, visitas ao Centro de Documentação Bocagiano, ao Arquivo Américo Ribeiro e à exposição “As Sete Musas de Bocage”.

Ali perto, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, às 22h00, além de visitas às coleções, há uma performance em torno do livro “O Caminhante Sombra”, de Ruben Filipe, com mostra de artes plásticas e de fotografia e recitação com música. No exterior há animação de fogo com percussão.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign