12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 16 de Dezembro de 2016
Curtas infantis fazem O Dia Mais Curto

A Câmara Municipal de Setúbal associa-se ao evento internacional O Dia Mais Curto, com a exibição de curtas-metragens infantis, destinadas a toda a família, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, no dia 21.

O Dia Mais Curto, a decorrer pelo quarto ano consecutivo em várias cidades do país, entre as quais Setúbal, é organizado a nível nacional pela Agência da Curta Metragem, que, a nível local, propôs a apresentação de sessões próprias ou tendo em conta os temas “Panorama Nacional”, “Europa em Curtas”, “Curtinhas em Dezembro” e “Papel de Natal e Outras Histórias”.

Em Setúbal, a Câmara Municipal promove quatro sessões na Casa da Cultura, no âmbito dos programas “Curtinhas em Dezembro”, para maiores de 6 anos, e “Papel de Natal e Outras Histórias”, para maiores de 3, com entrada gratuita.

“Tigres Amarrados a uma Corda”, “#Lingo”, “Caminho de água para um peixe”, “Semelhante”, “A Lua e o Lobo” e “Um, Dois, Árvore” são as curtas-metragens de animação a exibir no programa “Curtinhas em Dezembro”, com sessões no dia 21 às 10h30 e às 14h30.

O programa “Papel de Natal e Outras Histórias” tem sessões marcadas para as 11h30 e 16h00, com a exibição das curtas de animação “Koya”, “Corajosa”, “O Monstro dos Cogumelos”, “Atenção ao Cliente” e “A Gaiola” e “Papel de Natal”.

Setúbal celebra desta forma o evento cinematográfico criado para assinalar a altura em que o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao solstício de inverno, a 21 de dezembro, naquele que é o dia mais curto do ano.

Este fenómeno astronómico inspirou a criação de O Dia Mais Curto, nascido em França, em 2011, para celebrar o cinema no formato curto e que rapidamente alcançou uma dimensão internacional, sendo, atualmente, organizado em simultâneo em dezenas de países.

Durante todo o mês de dezembro, culminando no dia 21, estão previstas sessões em várias cidades do país com uma seleção de curtas-metragens com produções nacionais e internacionais, para adultos e crianças.

Na edição de 2015, O Dia Mais Curto contou com cerca de seis mil espetadores nos 35 filmes exibidos, em sessenta sessões, em 24 cidades portuguesas.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign